Diálogos entre o fazer e o olhar na arte
Criança faz arte, é fato! Para ajudá-las a fazer arte com qualidade, é preciso mostrar como a humanidade utilizou as linguagens artísticas para se expressar e estar no mundo.
Assim, os alunos podem fruir arte, conhecer a história e alimentar seu fazer artístico. Este livro apresenta a história da arte até a arte contemporânea, seus principais expoentes e mostra detalhadamente várias técnicas a serem utilizadas em sala de aula, de maneira a enriquecer a expressividade dos alunos.
Pedagoga, é Mestre em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Trabalha atualmente como coordenadora pedagógica e professora de Educação Infantil e do Ensino Fundamental das redes pública e particular em São Paulo, SP.
Saiba maisEducadora, é psicóloga pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Trabalha atualmente como formadora de gestores e professores da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental das redes pública e particular em São Paulo, SP.
Saiba maisCelina Gusmão tem licenciatura plena em Artes Plásticas pela FAAP desde 1980. É professora de artes visuais há 30 anos e participou de inúmeros projetos de formação de educadores em artes pelo Instituto Tomie Ohtake e pelo CEDAC. Também é ilustradora e artista plástica.
Saiba mais
1 - Vamos conversar sobre Arte?
2 - A Arte está presente no cotidiano ou o cotidiano está presente na Arte?
3 - Movimentos de vanguarda artística do século XX
3.1 Impressionismo
3.2 Pós-impressionismo
3.3 Simbolismo
3.4 Expressionismo
3.5 Fovismo
3.6 Cubismo
3.7 Futurismo
3.8 A Abstração e a Vanguarda Russa
3.9 Vanguarda Russa
3.10 Dadaísmo
3.11 Surrealismo
3.12 O Modernismo no Brasil - A Semana de 22
3.13 Mais artes
4 - Somos brasileiros? Arte Popular Brasileira - presença viva no cotidiano
4.1 O papel da Arte no desenvolvimento cultural
4.2 As influências das diferentes culturas na formação da nossa identidade
5 - O olhar, a leitura, a fruição, a análise de obras
6 - A função da Arte
7 - Modalidades artísticas
7.1 Linguagem bidimensional: desenho, pintura, colagem, gravura (técnicas de impressão)
8 - Vamos desenhar?
8.1 O exercício de observação
8.2 O exercício de memória
9 - A pintura - Que beleza é esta?
9.1 A cor, a forma, a composição, a pintura
9.2 As paisagens brasileiras e a pintura
9.3 Colagem
10 - A gravura e os processos de impressão
10.1 Monotipia
10.2 A xilografia
10.3 Gravura em metal
10.4 Gravura na pedra
10.5 Serigrafia
10.6 Carimbo
11 - A linguagem tridimensional - As coisas, os objetos, as esculturas, as instalações, o espaço
11.1 A escultura como manifestação artística
11.2 O Barroco no Brasil - marco importante na história da arte brasileira
11.3 Arte Moderna
11.4 Neovanguardas brasileiras
12 - O que define uma obra de Arte Contemporânea?
12.1 E o que são as instalações?
12.2 Land Art e arte pública
12.3 A escultura e os objetos utilitários (ou artefatos) na produção de Arte Popular Brasileira
13 - O que separa arte popular de artesanato?
13.1 A cerâmica na arte popular e na produção artesanal
13.2 Cerâmica utilitária
13.3 As esculturas e os objetos de madeira
13.4 Assemblages, brinquedos e engenhocas
13.5 Esculpir, modelar, construir
13.6 Criação de uma instalação ou intervenção no espaço público
14 - Compartilho um relato
Referências bibliográficas