Crianças, brincadeiras brasileiras e escola
R$ 57,00
A escola é hoje um dos únicos espaços em que as crianças se reúnem e, portanto, é local privilegiado para que a brincadeira aconteça. Enquanto professores, qual é a importância que damos às brincadeiras de nossa cultura popular? As brincadeiras que nos entretinham quando não havia adultos: os brincos, as cirandas, rodas, brincadeiras cantadas... Se não transmitirmos nossa cultura às crianças, este importante manancial de conhecimentos, que também nos faz brasileiros, se perderá!
Pedagoga, é Mestre em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Trabalha atualmente como coordenadora pedagógica e professora de Educação Infantil e do Ensino Fundamental das redes pública e particular em São Paulo, SP.
Saiba maisEducadora, é psicóloga pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Trabalha atualmente como formadora de gestores e professores da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental das redes pública e particular em São Paulo, SP.
Saiba maisLucila Almeida formou-se em Pedagogia, foi coordenadora pedagógica de CEI - Centro de Educação Infantil por 8 anos e professora de Orientação da Prática Educativa no Programa ADI Magistério (parceria entre a PMSP e a Fundação Vanzolini). Atua como professora de educação infantil na rede particular e também como formadora de professores em instituições públicas e privadas, em parceria com as prefeituras de São Paulo e São Bernardo do Campo.
Saiba mais
Introdução
1 - O que querem as crianças: brinquedo ou brincadeira?
Infância e brincar
Diferentes brincadeiras e brincadeiras culturais
Brinquedo e brincadeira
Importância da brincadeira na infância (cultura da infância)
2 - Inteira ação... Para que a brincadeira aconteça
O lugar da brincadeira nas creches e escolas de educação infantil
O papel do professor: o que fazer? por que fazer? Como fazer
Alimentando o brincar por outras culturas e as brincadeiras tradicionais da infância
3 - Brincadeiras da Cultura Brasileira
Brincadeiras para bebês: brincos e cantigas simples
Brincadeiras para crianças de dois e três anos
Brincos mais longos
Brincadeiras para crianças de quatro e cinco anos
4 - Em poucas palavras
A criança brinca para entender o mundo
Referências Bibliográficas