R$ 66,00
Com foco no Ensino Médio, esta coleção traz um material produzido a partir de pesquisas e reflexões de professores e pesquisadores de diversas instituições do Brasil, que se destacaram nos últimos anos por suas contribuições no avanço da educação.
Este livro visa colocar em discussão questões existenciais que propomos pensar, repensar e definir, utilizando como motivo condutor os posicionamentos de diferentes escolas e filósofos, por meio de suas ideias na trajetória histórica da Filosofia. A disciplina Filosofia é relevante na vida de qualquer ser humano, particularmente na faixa etária aqui focada, em que pesa a responsabilidade de construção de um projeto existencial. Aqui, o professor encontrará orientações para dar aos alunos estímulo à reflexão crítica, a fim de que confrontem os pensamentos dos filósofos ao construírem para si e para a sociedade um programa de cidadania.
Pós-doutor na área de Letras, pela UNESP - Campus Assis. Doutor em Letras (Semiótica e Linguística Geral) pela Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ? PUCSP, Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira, Bacharel e Licenciado em Letras (Português/ Francês) pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira. É professor titular do Departamento de Português e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor voluntário do quadro permanente do Programa de Pós-Graduados em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo. Foi professor efetivo na Rede Pública estadual de Ensino e na Rede Privada e, nos últimos anos, vem se dedicando ao magistério superior na graduação, na extensão e na pós-graduação, desenvolvendo pesquisas na área de Letras, relacionadas à História e Descrição do Português, à Análise do Discurso e ao ensino de língua portuguesa. Orientador de pesquisas de iniciação científica, monografias de conclusão de pós-graduação lato sensu, dissertações e teses na área de língua portuguesa e linguística. É líder do Grupo de Pesquisa Memória e Cultura na Língua Portuguesa escrita no Brasil, cadastrado no Diretório do CNPq; é membro pesquisador do Grupo de Pesquisa A escrita no Brasil colônia e suas relações, cadastrado no CNPq. Ocupou vários cargos de gestão acadêmica. Na Unifec - Universidade de Formação, Educação e Cultura, atuou como Pró-Reitor Adjunto da Graduação. Na Universidade Braz Cubas foi Chefe de Departamento, Coordenador de Curso de Graduação em Letras, Coordenador de Curso de Graduação em História, Diretor do Centro de Ciências Humanas e Saúde. Atualmente, na PUC-SP, é Pró-Reitor de Cultura e Relações Comunitárias.
Saiba maisProfessor de Língua Portuguesa nas redes municipal e estadual de São Paulo. Atualmente, é doutorando em Língua Portuguesa na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com estágio sanduíche na Universidade do Minho (ILCH), em Portugal. É mestre e especialista em Língua Portuguesa pela PUC-SP e bacharel e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Tem graduação em Letras/Literatura pela Universidade Guarulhos (UNG). É bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes).
Saiba maisProfessor do curso de Letras do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal de Lavras (UFLA), mestre e doutor pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Língua Portuguesa e Análise do Discurso. Possui publicações e trabalhos apresentados na área, além de vasta experiência nos mais variados níveis de ensino. Também atua na formação de professores de Língua Portuguesa e de Leitura e Produção de Textos nas diversas áreas do conhecimento.
Saiba maisProfessor de Filosofia de Ensino Médio na rede pública e privada. Possui Licenciatura em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (Unifai) e mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Saiba maisProfessor efetivo de Filosofia da rede pública estadual de São Paulo. Exerce a função de analista técnico educacional de Filosofia no Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP). Possui graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (Unifai) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Nove de Julho (Uninove). Tem especialização em ensino religioso e práticas pedagógicas pelo Unifai e atualmente é mestrando em Educação: Currículo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Saiba mais
Introdução
1. A filosofia no Ensino Médio
2. As origens da filosofia: um novo modo de pensar
3. Vivendo com lógica
4. O eu e o outro: refletindo sobre o agir
5. As relações de poder na sociedade
6. A experiência estética
7. O ser da realidade: o pensamento metafísico
8. O senso comum e as ciências
9. A filosofia latino-americana
10. A filosofia e as questões contemporâneas
11. Considerações finais