A série Discurso e cultura reúne estudos que se encontram num espaço de pesquisa profícuo. Trata-se do Grupo de Pesquisa Memória e Cultura da Língua Portuguesa Escrita no Brasil, vinculado ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP. Sob a liderança do Prof. Dr. Jarbas Vargas Nascimento, o Grupo tem procurado examinar a grande diversidade de discursos em circulação em nossa sociedade, estabelecendo relações entre diferentes áreas que dialogam com a Análise do Discurso.
O volume VI da série Discurso e Cultura é parte de um empreendimento de pesquisa do Grupo Discurso e Cultura da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, liderado pelo doutor Jarbas Vargas Nascimento. A série, publicada desde 2018, apresenta trabalhos sobre Análise do Discurso e suas interfaces com a Cultura, variando na análise dos corpora e recebendo contribuições de membros do grupo de pesquisa e convidados. Nesta publicação, estão reunidas pesquisas que operacionalizam diálogo entre a Análise de Discurso e a Psicanálise, o que produz um intercâmbio entre as duas disciplinas sendo, portanto, uma coletânea significativa para analistas do discurso e psicanalistas. A aliança entre a Análise do Discurso e a Psicanálise não é novidade, uma vez que essas disciplinas tiveram no estruturalismo francês do século XX certa aproximação intelectual. A novidade deste trabalho está no entendimento de que o repertório teórico de ambas as disciplinas pode dar um passo a mais para uma Análise Psicanalítica dos Discursos.
A presente obra, - Discurso, Cultura e Vulnerabilidade Linguística – 5º volume da Coleção Discurso e Cultura, é organizada por Jarbas Vargas Nascimento e André Freitas Miranda e reúne, em nove capítulos, estudos de pesquisadoras e pesquisadores, que se propõem a refletir sobre o poder agressivo, ofensivo e odioso de discursos, que circulam em nossa sociedade, colocando diferentes sujeitos em situação de vulnerabilidade e risco de vida. Tomando a relação sujeito e discurso para situar a relevância desse debate, os autores desse livro examinam casos de violência e discursos de ódio dirigidos, de modo particular, às minorias sociais, isto é, grande parte da população brasileira,que se encontra marginalizada e/ou excluída do processo de socialização.
Neste volume, ancorados na Linguística, particularmente, na Análise do Discurso de linha francesa e nos Estudos Culturais, os autores e autoras se propõem a refletir sobre diferentes temáticas que apontam a questão do negro na sociedade brasileira, por meio de investigações, com base em aspectos linguísticos, culturais, literários. Em tempos de consciência e de debates sobre a negritude, de seus desafios, dilemas e desejos de valorização de uma identidade apagada, esse livro quer dar visibilidade a temas que envolvem negros e negras do/no Brasil e apresentar reflexões, entre outras motivações, que abordem, na esfera acadêmica, ainda que de maneira sucinta, a urgência da valorização cultural negra. Essa é uma atitude que não pode ser menosprezada.
O tema proposto para este livro é a paratopia. Aqui, visamos a agregar e a socializar pesquisas desenvolvidas em torno dessa categoria, seja na sua ampliação teórica, seja na sua aplicação, pois o próprio Maingueneau nos adverte que se trata de uma hipótese de pesquisa e, por isso, aberta a discussões e a questionamentos. As discussões propostas em cada um dos capítulos firmam a interdisciplinaridade constitutiva da Análise do Discurso e visam a mostrar caminhos discursivos disponíveis aos autores, no processo de análise das amostras selecionadas. A obra se destina a estudantes das ciências humanas e sociais, que se interessam em refletir sobre a dimensão discursiva e interdisciplinar da AD em diferentes objetos linguístico-sociais e seus modos de dizer.
Discurso e Cultura, vol. 2, foi organizado em 10 capítulos. É o resultado de pesquisas realizadas em torno de questões discursivas e culturais e, também, dos esforços de pesquisadores e pesquisadoras ligados ao Grupo de Pesquisa Memória e Cultura na Língua Portuguesa Escrita no Brasil, da PUC-SP. Os autores e autoras, vinculados a diferentes IES, vêm se debruçando sobre fenômenos discursivos e culturais em textos em circulação social. Destaca-se, na maioria dos trabalhos, o arcabouço teórico--metodológico fornecido pela Análise do Discurso, privilegiando, de modo particular, as contribuições da perspectiva enunciativo-discursiva orientada por Maingueneau. O volume se endereça a pesquisadores, professores e estudantes das ciências humanas e sociais. Os esforços se voltam para produzir análises e refletir acerca da língua, da cultura e do discurso, privilegiando o caráter interdisciplinar da Análise do Discurso e os recortes interpretativos na construção do corpus de análise.
Este livro resulta de teses, dissertações e discussões ocorridas nas reuniões do Grupo de Pesquisa Memória e Cultura na Língua Portuguesa Escrita no Brasil, da PUC-SP. Os autores são pesquisadores e estudantes, que se debruçam sobre fenômenos discursivos e partem da Análise do Discurso de linha Francesa (AD), privilegiando, de modo particular, as contribuições da perspectiva enunciativo-discursiva orientada por Maingueneau, pesquisador de destaque internacional. As discussões propostas em cada um dos capítulos firmam a interdisciplinaridade constitutiva da AD e visam a mostrar caminhos discursivos disponíveis aos autores, no processo de análise das amostras selecionadas. A obra se destina a estudantes das ciências humanas e sociais, que se interessam em refletir sobre a dimensão discursiva e interdisciplinar da AD em diferentes objetos linguístico-sociais e seus modos de dizer.