Numa sociedade como a brasileira, em que mudanças ocorrem com muita rapidez, tornando obsoletas ou apenas aparentemente obsoletas teorias e práticas de ensino, o Grupo de Pesquisa Estudos de Linguagem para o Ensino de Português (GELEP) desempenha papel fundamental, na medida em que cada um de seus membros, embora muitas vezes ansiosos para concordar, discordar ou apresentar novidades, tem de ouvir o outro, saber se colocar diante de discordâncias, de complementações, fazendo da interlocução momentos de aprendizagem.
Nesta obra, estão reunidos trabalhos que, sempre voltados ao ensino de língua portuguesa, versam sobre pesquisa, ensino gramatical, produção textual, gêneros textuais e leitura, eixos que foram acomodados nos três grandes blocos que organizam a apresentação dos capítulos.
É doutora em Letras/Linguística pela Universidade de São Paulo, professora titular do Departamento de Português da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professora aposentada da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. No Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa da PUC-SP, desenvolve pesquisas em leitura e produção textual, voltadas para o ensino da Língua na escola básica e no ensino superior. Participou da capacitação de cerca de dez mil professores da rede pública estadual de São Paulo, coordenando projetos, produzindo materiais e atuando em oficinas. Suas publicações estão mais voltadas para suas pesquisas.
Saiba maisÉ doutora pela PUCSP em Língua Portuguesa, com Licenciatura em Letras - Português, Inglês, Francês e suas literaturas. Atua na mesma universidade como Suplente de Chefe do Departamento de Português, leciona em cursos de graduação e pós-graduação e, em relação ao exame vestibular, elabora questões e coordena a banca de correção de redação. Tem larga experiência em educação linguística continuada de professores da rede pública e privada. Em avaliação institucional, coordena as áreas de Leitura e Produção Textual na Avalia Educacional. Atua na vice-liderança do Grupo de Pesquisa Estudos da Linguagem para Ensino do Português (GELEP-PUCSP) e como pesquisadora do Grupo de Tecnologia Educacional e Educação a Distância (TEED-PUCSP) e do SubGT Ensino-Aprendizagem de Línguas, que compõe o Grupo de Trabalho de Linguística Aplicada (GT-LA) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado em educação linguística continuada no IEL (UNICAMP).
Saiba mais
Apresentação
Parte 1. PESQUISA E ENSINO GRAMATICAL
1. Metodologia qualitativa na área de Língua Portuguesa/Anna Maria Marques Cintra
2. Crenças de futuros professores de português sobre gramática e seu ensino/Leandro Tadeu Alves da Luz
3. A pedagogia do léxico e da gramática: ensinando Língua Portuguesa em nova perspectiva/Ligiane Cristina Segredo
4. A gramática a serviço da leitura de enunciados de exercícios de Língua Portuguesa/Édina Maria Pires da Silva
5. Relação entre ensino de gramática e escrita sob novas perspectivas/Vilmária Gil dos Santos
6. Um olhar reflexivo sobre o ensino de Língua Portuguesa/Flavia Micheletto Xavier
Parte 2. PRODUÇÃO TEXTUAL E GÊNEROS TEXTUAIS
7. Ensino de produção textual: da ´higienização´ da escrita para a escrita processual/Lílian Ghiuro Passarelli
8. Gêneros jornalísticos em livros didáticos de Língua Portuguesa/Márcio Rogério de Oliveira Cano
9. Por uma nova direção no ensino de Língua Portuguesa/Ligia Colonhesi Berenguel
10. Reflexões sobre a prática pedagógica nas aulas de leitura e escrita acadêmica/Tamara de Oliveira
11. Redação versus produção textual: uma questão de nomenclatura?/Lílian Ghiuro Passarelli e Camila Petrasso
Parte 3. LEITURA
12. Subjetividade em textos jornalísticos/Ernani Terra
13. A leitura nos caminhos da formação inicial do professor de Língua Portuguesa/Cirlei Izabel da Silva Paiva e Sandro Luis da Silva
14. Literatura infantil e formação do leitor: percursos e experiências/Cristiano Rogério Alcântara
15. O leitor: sujeito ativo/Renata Ferreira Tacini
16. Leitura: uma abordagem filosófica/Khalil Salem Sugu
NOTA SOBRE OS AUTORES