A escrita e a leitura são passaportes para o conhecimento de mundo, cada dia mais amplo. Este livro propõe um encontro com os educadores para pensar a alfabetização, compromisso que precisamos assumir nesses tempos de tantos desencontros vividos pela educação em nosso país. Um encontro de intenções, de interesses e de tantas variáveis que precisam se combinar positivamente para que esse importante processo de aquisição aconteça.
Pedagoga, é Mestre em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Trabalha atualmente como coordenadora pedagógica e professora de Educação Infantil e do Ensino Fundamental das redes pública e particular em São Paulo, SP.
Saiba maisEducadora, é psicóloga pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Trabalha atualmente como formadora de gestores e professores da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental das redes pública e particular em São Paulo, SP.
Saiba maisDaniela Pannuti, professora, mestre em Psicolinguística Aplicada pela USP, doutoranda em Psicologia Escolar, atua como orientadora pedagógica e formadora de educadores em instituições públicas e privadas. Atualmente estuda a qualidade da prática docente sob o enfoque da experiência.
Saiba mais
Pra começo de conversa
1 - Ler e escrever na escola para ler e escrever a vida
1.1 Por que ler e escrever é tão importante?
1.2 Em nossas escolas, o ensino da escrita parte de necessidades reais das crianças?
1.3 Em busca de bons encontros
2 - Com que roupa eu vou? Os gêneros textuais e sua importância para formar usuários reais da língua escrita
2.1 Contextos de leitura e escrita - o diálogo entre oralidade e escrita
2.2 Diversidade e continuidade - as contribuições de Mirta Castedo
2.3 Situações de leitura e escrita na alfabetização inicial
2.4 Continuidade na diversidade: desafios da escola
2.5 Organizando o tempo didático: projetos, sequências e atividades permanentes
3 - A leitura como passaporte para a cidadania
3.1 O que precisamos saber sobre a leitura para participar positivamente desse processo?
3.2 As estratégias de leitura
3.3 Hábitos leitores e a aprendizagem da ortografia
3.4 O lugar da leitura na vida
4 - Desvendando mistérios: Como se aprende a ler e escrever?
4.1 O que é um ambiente alfabetizador?
4.2 Como compreendemos a escrita e quais as implicações pedagógicas que decorrem dessa concepção?
4.3 Ler nas linhas e nas entrelinhas
4.4 Como as crianças aprendem?
4.5 Sondagem: para conhecer como as crianças pensam
4.6 Possibilidades de trabalho a partir das necessidades e possibilidades das crianças
4.7 Refletindo sobre o sistema: alguns exemplos de atividades e possibilidades de intervenção para cada hipótese
5 - Alfabetização e diversidade: os desafios da educação inclusiva
5.1 Não leve gato por lebre: algumas considerações sobre a dislexia
Referências bibliográficas