Sabemos da importância do trabalho com o corpo e o movimento na educação infantil. O movimento está presente em todas as ações dos pequenos. E a dança? Ensina-se dança na educação infantil? Sim, dança/arte! Afinal, as crianças têm o direito de conhecer e vivenciar as artes, incluindo a dança como forma de ação e expressão no mundo. Este livro aborda a importância do ensino da dança como linguagem artística, por meio da proposta metodológica da Dança no Contexto, que integra quatro princípios: a problematização, a articulação, a crítica e a transformação.
Pedagoga, é Mestre em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Trabalha atualmente como coordenadora pedagógica e professora de Educação Infantil e do Ensino Fundamental das redes pública e particular em São Paulo, SP.
Saiba maisEducadora, é psicóloga pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Trabalha atualmente como formadora de gestores e professores da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental das redes pública e particular em São Paulo, SP.
Saiba maisIsabel A. Marques é escritora, diretora e professora de dança. Dirige com Fábio Brazil o Instituto Caleidos, em São Paulo/SP. Doutora em Educação pela USP, Mestre em Dança pelo Laban Centre (Londres), graduada em Pedagogia pela USP. Fundou e dirige o Caleidos Cia. de Dança desde 1996, premiada pela Lei de Fomento à Dança do Município de São Paulo e pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo. Assessorou o MEC na redação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (dança) e a UNESCO em documento para a América Latina. Assessora da SME-SP (gestão Paulo Freire) tendo sido responsável pela introdução da dança no currículo do município; da SEMEC Porto Velho, SEE Paraná, SMC Fortaleza, entre outros. Foi professora da FE/UNICAMP e convidada da ECA/SP. Ministrou cursos de pós-graduação em Goiás, Florianópolis, São Paulo, Viçosa, Curitiba, Rio de Janeiro, Natal, entre outros. Autora dos livros Ensino de Dança Hoje (6ª Edição), Dançando na Escola (6ª edição) e Linguagem da Dança: Arte e Ensino, contemplado pelo Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna 2009 e finalista do Prêmio Jabuti 2011.
Saiba mais
Apresentação
1 - Afinal, que dança é essa? Introdução às práticas de dança na Educação Infantil
Introdução
Conceitos e pré-conceitos
Funcionalidade e expressividade
2 - Dançar de várias formas: os componentes da linguagem nas dinâmicas das interações
Introdução
O conhecimento dos signos e as proposições artísticas
Movimento e seus componentes
Apêndice
Referências bibliográficas