Qual é o lugar da arte na infância? O lugar do sensível, da exploração, do deleite, do desafio, da investigação. O lugar de experimentar os materiais, os espaços, o corpo, o tempo, a natureza! A imaginação e a criatividade das crianças não têm limites, o que favorece o desenvolvimento de sua potência e a exploração e apropriação de suas múltiplas linguagens, ampliando suas formas de expressão. O trabalho com arte na educação infantil é um dos passos para cultivar essa vitalidade natural.
Stela Barbieri, artista plástica, educadora, contadora de histórias e escritora. Curadora do Educativo da Fundação Bienal de São Paulo, Diretora da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake e assessora de artes nas escolas Vera Cruz, Nossa Senhora das Graças e Castanheiras (SP). Nas instituições culturais concebe, dirige e coordena ações de cursos para professores, crianças e jovens, de atendimento ao público e de formação de profissionais da educação e da arte. Em um dialogo com as equipes de curadoria geral de cada instituição e exposições, realiza a coordenação das publicações do educativo e de apoio às exposições. Nas escolas com as quais trabalha, desenvolve e organiza o currículo de acordo com a realidade pedagógica e cultural de cada uma, acompanha e avalia o trabalho, periodicamente participando da formação dos profissionais, tendo sempre como horizonte uma educação contemporânea que inclui a diversidade humana existente em cada instituição. Trabalhou durante 7 anos na ONG CEDAC, realizando cursos de formação de professores em diversas estados do Brasil - Maranhão, Pará, Espírito Santo e Minas Gerais.
Saiba maisPedagoga, é Mestre em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Trabalha atualmente como coordenadora pedagógica e professora de Educação Infantil e do Ensino Fundamental das redes pública e particular em São Paulo, SP.
Saiba maisEducadora, é psicóloga pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Trabalha atualmente como formadora de gestores e professores da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental das redes pública e particular em São Paulo, SP.
Saiba mais
Introdução
1 - Educação Infantil e Arte Contemporânea
Experiência
O que são experiências estéticas?
Imaginação
Processo de criação
2 - Onde está a arte? No espaço?
Entre o tempo e o espaço
As paredes da escola falam?
As crianças e os espaços culturais
3 - Onde está a arte? Nos materiais?
4 - Onde está a arte? Na linha?
O que é o desenho?
Desenho de memória, observação, imaginação. e no espaço!
Desenhar é
5 - Onde está a arte? No corpo?
6 - Onde está a arte? Na natureza?
Natureza, alegria, felicidade
7 - Perceber, falar, pensar arte
Como apresentar as obras às crianças?
Ilustrações: imagens de nossa infância
8 - Formação de professores
Referências bibliográficas