Esta coleção traz, em cada volume, reflexões e orientações práticas para o professor das várias áreas do Ensino Fundamental Ciclo II, das redes públicas e privadas, acerca das questões mais atuais do ensino. O professor precisa contar com recursos que possam de um lado mostrar para ele como se dá a aprendizagem em sua disciplina e, de outro, que sirvam de instrumento prático para elaborar as suas aulas, atendendo às expectativas atuais de ensino.
É nesse espaço que elaboramos esta coleção de livros. Nas obras, serão encontrados os principais conceitos que orientam o trabalho nas mais diversas disciplinas em um contexto mais atual, em uma linguagem voltada para o trabalho em sala de aula, para os procedimentos de escolha de conteúdo, de temas, exemplos entre outros. Todas as obras foram produzidas por experientes professores pesquisadores em cada uma das áreas do conhecimento.
Foi para dar conta dessas reflexões que selecionamos os temas discutidos nesta obra. Não teríamos como contemplar, no espaço deste volume, todos os temas da Língua Portuguesa, por isso fizemos uma seleção de possíveis conteúdos que se trabalham na escola para, por meio deles, mostrarmos de que forma podemos propor um ensino voltado para o uso da língua, em contextos de práticas sociais, com vista a formar um aluno que possa agir de forma mais consciente, crítica e ética, sobre o mundo em um contexto de paradigma interdisciplinar. Convidamos os leitores a refletirem conosco, ampliando as discussões aqui proporcionadas a todos os outros temas desenvolvidos em suas salas de aula.
Professor do curso de Letras do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal de Lavras (UFLA), mestre e doutor pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Língua Portuguesa e Análise do Discurso. Possui publicações e trabalhos apresentados na área, além de vasta experiência nos mais variados níveis de ensino. Também atua na formação de professores de Língua Portuguesa e de Leitura e Produção de Textos nas diversas áreas do conhecimento.
Saiba maisPós-Doutora pela Universidade do Porto/Portugal e Doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Assessora do Conselho Administrativo da PUC-SP. É Professora Associada do Departamento de Português e atua na Pós-Graduação stricto e lato sensu em Língua Portuguesa, desenvolvendo pesquisas sobre História e Descrição da Língua Portuguesa e Leitura, Escrita e Ensino da Língua Portuguesa. Tem publicados diversos livros e artigos sobre historiografia da Língua Portuguesa e ensino de língua materna.
Saiba mais
1. O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO CONTEXTO DO SÉCULO XXI
1.1 Os desafios da escola na sociedade da informação
1.2 Conceito de educação e de ensino e de aprendizagem
O ensino de Língua Portuguesa no atual contexto social
A formação de professores no contexto atual
1.3 Para finalizar
Sugestões de leitura
Referências bibliográficas
2. ASPECTOS DO ENSINO DA ORALIDADE E O GÊNERO DEBATE PÚBLICO
2.1 Questões passíveis de debate
2.2 Uma proposta para se debater
Os papéis que compõem um debate e suas características linguísticas
As marcas linguístico-discursivas dos vários papéis assumidos no debate
2.3 Para finalizar
Sugestões de leitura
Referências bibliográficas
3. A RETEXTUALIZAÇÃO: DA ENTREVISTA ORAL PARA A ESCRITA
3.1 A retextualização
3.2 Formando entrevistadores
3.3 Para finalizar
Sugestões de leitura
Referências bibliográficas
Anexo
4. VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS E OS DIVERSOS GÊNEROS DA ESFERA DA VIDA PÚBLICA, PROFISSIONAL E FAMILIAR
4.1 Dialetos
4.2 Registros e modalidades
4.3 Explorando os gêneros burocráticos da escola
4.4 Os diversos modos de falar da escola e da comunidade: a variação dialetal
4.5 Para finalizar
Sugestões de leitura
Referências bibliográficas
5. A ARTE DA ARGUMENTAÇÃO
5.1 Convencer ou persuadir
5.2 Argumentatividade e a estrutura global do gênero artigo de opinião
5.3 O tom e o engajamento
5.4 Os tipos de argumentos
5.5 Defendendo um ponto de vista
5.6 Para finalizar
Sugestões de leitura
Referências bibliográficas
6. ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: A COMUNICAÇÃO PERSUASIVA
6.1 Breve percurso histórico
6.2 Uma distinção necessária: publicidade e propaganda
6.3 O anúncio publicitário impresso
6.4 Explorando o gênero anúncio na escola
6.5 Para finalizar
Sugestões de leitura
Referências bibliográficas
Anexos
7. O GÊNERO POEMA E A DUPLA FACE DA METÁFORA: EXPRESSÃO LINGUÍS-
TICA E PROCESSO COGNITIVO
7.1 Conceito de figura
7.2 A Metáfora na visão tradicional
7.3 A Metáfora como processo cognitivo
7.4 Leitura do poema
7.5 A leitura como evento social: uma possibilidade de prática pedagógica
Proposta de atividade
7.6 Para finalizar
Sugestões de leitura
Referências bibliográficas
Anexo
8. INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
8.1 Definindo as abordagens
8.2 Propondo interdisciplinaridades
8.3 Para finalizar
Sugestões de leitura