A coletânea “Fronteiras do Design 4” aborda uma ampla gama de questões emergentes e interdisciplinares. Através da exploração de temas que vão desde a teoria caligráfica até a aplicação de tecnologias emergentes, os estudos oferecem um panorama abrangente das práticas e teorias contemporâneas no campo do design. Um aspecto central das contribuições dos textos é a integração de novas tecnologias nas práticas de design.
Esta pesquisa é parte de uma dissertação de mestrado que tem como objetivo gerar diretrizes para o design de livros compredominância de conteúdo textual que situem a narrativa visual como forma de contar junto com a narrativa textual. Na primeira etapa da nossa pesquisa, construímos uma ferramenta de análise aplicada a livros de literatura baseada nos elementos da sintaxe narrativa destacados por Todorov (2006), Gancho (2002), Carvalho (2012) e Almeida e Nojima (2019), combinados ao ferramental analítico elaborado por Oliveira e Waechter (2019), Farias e Fontana, (2019) e Camargo (2016). A versão final de nossa ferramenta de análiseinclui a ficha técnica, atribuindo a autoria das pessoas que participaram da construção dos livros, resenha das obras, ficha de configuração do livro, identificando os elementos visuais de capa e miolo dos exemplares (como imagem, cor e tipografia), e a tabela narrativa, que sintetiza a relação identificada entre narrativa visual e narrativa textual.
Esta pesquisa é parte de uma dissertação de mestrado que tem como objetivo gerar diretrizes para o design de livros compredominância de conteúdo textual que situem a narrativa visual como forma de contar junto com a narrativa textual. Na primeira etapa da nossa pesquisa, construímos uma ferramenta de análise aplicada a livros de literatura baseada nos elementos da sintaxe narrativa destacados por Todorov (2006), Gancho (2002), Carvalho (2012) e Almeida e Nojima (2019), combinados ao ferramental analítico elaborado por Oliveira e Waechter (2019), Farias e Fontana, (2019) e Camargo (2016). A versão final de nossa ferramenta de análise
inclui a ficha técnica, atribuindo a autoria das pessoas que participaram da construção dos livros, resenha das obras, ficha de configuração do livro, identificando os elementos visuais de capa e miolo dos exemplares (como imagem, cor e tipografia), e a tabela narrativa, que sintetiza a relação identificada entre narrativa visual e narrativa textual.