Até hoje, quando se fala de matemática, observamos o afloramento de sentimentos diversos nos professores do ensino fundamental: aversão, prazer, indiferença. A docência na matemática demanda saberes diversos, sem os quais os professores ficam à deriva, focando sua prática no ensino de técnicas memorizadas pelos alunos, mas sem compreensão. Se os professores não entendem o que estão propondo, como os alunos entenderão? Este livro apresenta os conteúdos matemáticos sob a perspectiva da didática francesa.
Pedagoga, é Mestre em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Trabalha atualmente como coordenadora pedagógica e professora de Educação Infantil e do Ensino Fundamental das redes pública e particular em São Paulo, SP.
Saiba maisEducadora, é psicóloga pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Trabalha atualmente como formadora de gestores e professores da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental das redes pública e particular em São Paulo, SP.
Saiba maisAdriana Camejo da Silva é Doutora em Educação Matemática pela PUC/SP, Mestre em Educação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, psicopedagoga e pedagoga. Atua como assessora de matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas particulares de São Paulo e como docente no ensino superior, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, ministrando a disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática.
Saiba mais
Introdução
1 - O que apareceu primeiro: o homem ou a Matemática?
2 - Quem precisa de Matemática?
3 - É possível melhorar o ensino de Matemática nas escolas! Como assim?
3.1 A didática francesa
3.2 Piaget e o desenvolvimento da inteligência
3.3 Vygotsky e o desenvolvimento e a aprendizagem
3.4 A teoria das situações didáticas
3.5 A escolha dos conteúdos
4 - E os conteúdos matemáticos?
4.1 Sistema de numeração decimal: memorizar ou entender?
4.2 A intervenção do professor
4.3 Tabuada: compreender antes de memorizar!
4.4 É hora da conta armada!
5 - Grandezas e Medidas
6 - Geometria - que espaço?
7 - Como tratar a informação nos anos iniciais do Ensino Fundamental?
8 - Avaliação e (re)planejamento das ações docentes
Referências Bibliográficas