O povo brasileiro tem raízes múltiplas. Somos um povo miscigenado e tradicionalmente aprendemos que somos mistura entre os europeus, os negros e os índios. Na escola, aborda-se muito sobre os portugueses, mas pouco sobre a inuência das culturas africana e indígena em nossa formação. Este livro apresenta conceitos essenciais para o ensino de História no ensino fundamental e oferece uma série de informações, exemplos e sugestões sobre como trabalhar nossas raízes africanas e indígenas.
Pedagoga, é Mestre em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Trabalha atualmente como coordenadora pedagógica e professora de Educação Infantil e do Ensino Fundamental das redes pública e particular em São Paulo, SP.
Saiba maisEducadora, é psicóloga pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Trabalha atualmente como formadora de gestores e professores da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental das redes pública e particular em São Paulo, SP.
Saiba maisAna Maria Bergamin Neves é graduada em História e licenciada pela Universidade de São Paulo. Professora de História e Orientadora Pedagógica do Ensino Médio na rede particular de ensino em São Paulo. Autora da Coleção Brasiliana de História 1º ao 5º ano - Companhia Editora Nacional. Autora do livro "Os Povos da América" da Coleção História em Documentos da Atual Editora. Assessora na área de História a professores do Ensino Fundamental. Membro do Júri do Prêmio Professores do Brasil - 3ª edição promovido pelo MEC em 2009.
Saiba mais
Introdução
1 - Por que ensinar História para as crianças?
1.1 A importância do planejamento
1.2 A avaliação da aprendizagem em História
2 - Quais são os conceitos básicos no ensino e aprendizagem de História?
2.1 Abordagens para o estudo de História
2.2 Tempo histórico
2.3 Processo histórico
2.4 Sujeito histórico
2.5 Cultura e identidade cultural
3 - Que estratégias usar para o ensino de História?
3.1 A narrativa histórica
3.2 O diálogo na sala de aula e a produção coletiva
3.3 Leitura e escrita
3.4 Leitura de imagens
3.5 Registro das aprendizagens por meio do desenho
Sumário
4 - Como trabalhar com a temática indígena?
4.1 Traços de cultura
5 - Como trabalhar com o tema da cultura afro-brasileira na sala de aula?
5.1 A população brasileira e a África
5.2 O tráfico de escravos para o Brasil
6 - Considerações finais
Referências bibliográficas