Ser professor de bebês - cuidar, educar e brincar, uma única ação
R$ 85,00
O foco deste livro está na discussão sobre o que é ser professor de bebês em creches. A valorização do papel do prossional da educação da primeira infância passa pela construção de sua identidade e pela clareza sobre o porque de cada proposta que desenvolve com os bebês. Aqui, propomos que o cuidar, educar e brincar sejam um trinômio integrado e presente em todas as ações com os bebês.
Cisele Ortiz é psicóloga. Atua na Educação Infantil desde 1977 e atualmente é coordenadora adjunta do Instituto Avisa Lá - formação continuada de educadores, desde 1996.
Saiba maisÉ psicóloga, psicanalista e mestre em psicologia escolar e do desenvolvimento humano pela Universidade de São Paulo (2001). A autora foi diretora, coordenadora pedagógica, psicóloga em instituições de E.I. e atualmente é formadora/Consultora e professora do Instituto Avisa.
Saiba maisEducadora, é psicóloga pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Trabalha atualmente como formadora de gestores e professores da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental das redes pública e particular em São Paulo, SP.
Saiba maisPedagoga, é Mestre em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Trabalha atualmente como coordenadora pedagógica e professora de Educação Infantil e do Ensino Fundamental das redes pública e particular em São Paulo, SP.
Saiba mais
1 - O espaço do bebê hoje
Iniciando a conversa
Um pouco de história
Continuamos a construir a nossa própria história
Referências bibliográficas
2 - As primeiras relações - uma questão crucial para o bebê
O bebê enquanto sujeito: uma visão de várias dimensões
Referências bibliográficas
3 - A importância do acolhimento ao iniciar a vida fora de casa
Referências bibliográficas
4 - Organização dos ambientes para os bebês -o olhar atento
De onde partimos
O que é um lugar para bebês?
Oportunidades para contato pessoal e privacidade
Decoração - o que diz?
Integração com os cuidados e com a saúde
Um quintal
Referências bibliográficas
5 - Rotina de cada criança, de grupo, de creche - possibilidades de conciliação
A vida como ela é
A vida como pode ser
Por que é tão difícil proporcionar um bom
atendimento para os pequenos?
Representação da infância e de suas famílias
Como fazer para construir uma proposta educativa adequada à faixa etária? O que os educadores precisam saber sobre as crianças pequenas?
O que os educadores precisam fazer
Referências bibliográficas
6 - E os bebês... brincam!
O brincar e o corpo em construção
Brincadeiras primordiais
O brincar e o vínculo com a cultura
O brincar e os objetos
Brincar com materiais artísticos
O brincar e o movimento
O brincar e a música
Referências bibliográficas
7- E os bebês... falam! A comunicação oral como construtora do pensamento, da interação com o outro e com a cultura
Para além do falar
Ler para o bebê como forma de ampliar o universo interativo e simbólico
Referências bibliográficas
8 - Acompanhando as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças
Pautas de observação: como construir um olhar específico para o bebê?
Avaliação formativa
INDIQUINHO - Indicadores de Qualidade da Educação Infantil
IRDI - Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil
O modelo Touchpoints
As aprendizagens específicas
Referências bibliográficas
9 - Sugestões aos professores
Artes visuais e seus materiais
Riscantes
Suportes
Modelagem
Colagem
Recorte
Música
Materiais diversos para brincar/movimento
Hora da história
Filmes para refletir sobre educação
Para pesquisar e estudar
Documentos oficiais sobre Educação Infantil
Revistas
Blogs
Sites informativos