A representação que temos de educação física é relacionada, na grande maioria das vezes, aos esportes competitivos. A chegada das crianças de 6 anos ao ensino fundamental abre as portas para pensar a educação física de forma mais ampliada, considerando os aspectos lúdico e cooperativo da educação física. Este livro apresenta uma nova forma de pensar e ensinar educação física - a educação física lúdica - aos alunos do ensino fundamental.
Pedagoga, é Mestre em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Trabalha atualmente como coordenadora pedagógica e professora de Educação Infantil e do Ensino Fundamental das redes pública e particular em São Paulo, SP.
Saiba maisEducadora, é psicóloga pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Trabalha atualmente como formadora de gestores e professores da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental das redes pública e particular em São Paulo, SP.
Saiba maisRicardo Nastari é professor de Educação Física, formado com licenciatura plena pela Universidade de Mogi das Cruzes em 1986. Pesquisador de jogos e brincadeiras da cultura infantil brasileira. Proprietário da Acamerê acampamentos eventos e lazer, desde sua fundação em 1987. Pioneiro na inclusão e utilização de jogos cooperativos temáticos em acampamentos. Professor especialista em Educação Física na educação infantil e ensino fundamental na Escola Vera Cruz desde 1988. Pós graduado em Educação Lúdica pelo Instituto Superior de Educação Vera Cruz em 2011.
Saiba mais
Introdução
1 - Educação Lúdica para quê?
1.1 A Educação Física Tradicional
1.2 Educação Física Lúdica - o que é?
1.3 Os desafios do professor
1.4 Dimensões ética e estética na Educação Física Lúdica
2 - Como trabalhar com Educação Física Lúdica?
3 - Por que avaliamos antes de terminar o processo?
4 - Vamos treinar ou jogar? Podemos treinar jogando?
5 - Um olhar generoso para a diversidade
6 - Jogo na Educação Física Lúdica
6.1 A fase de experimentação
6.2 Descobrindo estratégias
6.3 A cooperação dentro da equipe
6.4 Intervenções do professor
6.5 Objetivos do professor
6.6 O respeito as regras
7 - Regra - Elemento da construção do juízo moral
7.1 Isso não vale!
7.2 Construção de significação das regras
8 - A importância do envolvimento dos alunos
8.1 Etapas do processo: o caso da dança do pau de fita
9 - Cooperar e competir
9.1 Postura cooperativa
10 - Considerações finais
Referências Bibliográficas