R$ 56,00
Esta coleção traz, em cada volume, reflexões e orientações práticas para o professor das várias áreas do Ensino Fundamental Ciclo II, das redes públicas e privadas, acerca das questões mais atuais do ensino.
O professor precisa contar com recursos que possam de um lado mostrar para ele como se dá a aprendizagem em sua disciplina e, de outro, que sirvam de instrumento prático para elaborar as suas aulas, atendendo às expectativas atuais de ensino. É nesse espaço que elaboramos esta coleção de livros. Nas obras, serão encontrados os principais conceitos que orientam o trabalho nas mais diversas disciplinas em um contexto mais atual, em uma linguagem voltada para o trabalho em sala de aula, para os procedimentos de escolha de conteúdo, de temas, exemplos entre outros.
Todas as obras foram produzidas por experientes professores pesquisadores em cada uma das áreas do conhecimento.
É licenciada e bacharel em Química pela USP de São Paulo, onde também desenvolveu o Mestrado em Ensino de Ciências. É formadora de professores na rede pública, atuando em projetos como PEC e Projeto Teia do Saber da SEESP. Membro da Comissão Técnica de Divulgação da Química, professora de cursos de formação continuada de Química do CRQ - 4ª Região e Professora no curso de Licenciatura e Bacharelado em Química do Centro Universitário FIEO (UNIFIEO) desde 2002. Também atuou por vários anos na ensino regular.
Saiba maisÉ licenciado e bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas pela Universidade Mackenzie. Mestre e Doutor em Ciências na área de Química Analítica pela USP de São Paulo, além de pós-doutor pela mesma universidade. Membro da Comissão Técnica de Divulgação da Química e professor de cursos de formação continuada de Química do CRQ - 4ª Região. Pesquisador na área de Química Ambiental e professor nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências e Química do Centro Universitário FIEO (UNIFIEO) desde 1998.
Saiba mais
1. ÁGUA: COMO TRATAR DESTE BEM TÃO PRECIOSO?
1.1 Tipos de poluição das águas
1.2 Poluição por esgoto doméstico
Tratamento de água
1.3 Atividade proposta
1.4 Sugestões de leitura e sites
1.5 Bibliografia consultada
2. COMBUSTÍVEIS: PRODUTORES DA ENERGIA QUE MOVE O MUNDO
2.1 Combustíveis fósseis e nãofósseis
2.2 Comparação de rendimento entre combustíveis veiculares
2.3 Atividade proposta
2.4 Sugestões de leitura e sites
2.5 Bibliografia consultada
3. POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA: COMO É O AR QUE RESPIRAMOS?
3.1 Combustão completa x combustão incompleta
3.2 Formação de NOx e de SOx
3.3 Problemas ambientais - a intensificação do efeito estufa e a chuva ácida
Intensificação do efeito estufa
Chuva ácida
3.4 Atividade proposta
3.5 Sugestões de leitura e sites
3.6 Bibliografia consultada
Conteúdo
4. ALIMENTOS: ENERGIA PARA A VIDA
4.1 Nutrientes
Carboidratos
Lipídeos
Proteínas
Vitaminas
Sais minerais
4.2 Alimentação balanceada
4.3 Transtornos alimentares
4.4 Atividade proposta
4.5 Sugestões de leitura e sites
4.6 Bibliografia consultada
5. METAIS: MATERIAIS VERSÁTEIS E ÚTEIS
5.1 Propriedades dos metais
5.2 Ligas
5.3 Minerais e minérios
5.4 Obtenção e aplicações de alguns metais
Cobre
Ferro
Ouro e mercúrio
Crômio
Alumínio
5.5 Atividade proposta
5.6 Sugestões de leitura e sites
6. LIXO: SERÁ O FIM DO QUE NÃO QUEREMOS MAIS?
6.1 Classificação do lixo
6.2 Composição do lixo
6.3 Destinos do lixo
Lixão
Aterro sanitário
Aterro controlado
Incineração
Compostagem
Reciclagem
6.4 Atividade proposta
6.5 Sugestões de leitura e sites
6.6 Bibliografia consultada
7. ESTUDO DO MEIO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA
7.1 Etapas do estudo do meio
Primeira etapa: preparação
Segunda etapa: visita ao local escolhido
Terceira etapa: organização do material coletado
7.2 Atividade proposta
7.3 Sugestões de leitura e sites
7.4 Bibliografia consultada
CONSIDERAÇÕES FINAIS
ANEXOS
Volume