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O cenário de mudanças dos últimos anos impactou diretamente a escola e o ensino da Educação Física. O atual contexto multicultural e globalizado deu origem a alternativas didáticas baseadas nas chamadas teorias pós-críticas. Alinhada ao novo paradigma, surge uma proposta que concebe as práticas corporais como artefatos da cultura, questiona os marcadores sociais nelas presentes, busca reconhecer os seus sujeitos e promove o diálogo com as diferenças. Para tanto, posiciona professores e estudantes como autores do currículo, por meio da leitura e da produção de brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas.
Professor do curso de Letras do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal de Lavras (UFLA), mestre e doutor pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Língua Portuguesa e Análise do Discurso. Possui publicações e trabalhos apresentados na área, além de vasta experiência nos mais variados níveis de ensino. Também atua na formação de professores de Língua Portuguesa e de Leitura e Produção de Textos nas diversas áreas do conhecimento.
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Licenciado em Educação Física e Pedagogia com Mestrado e Doutorado em Educação, Pós-Doutorado em Currículo e Livre-Docência em Metodologia do Ensino de Educação Física. Professor Titular da Faculdade de Educação da USP, onde atua nos cursos de graduação e pós-graduação, orienta pesquisas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, supervisiona pesquisas de Pós-Doutorado e coordena o Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar (www.gpef.fe.usp.br). Investiga a prática pedagógica da Educação Física com apoio da Fapesp e do CNPq, do qual é bolsista de Produtividade em Pesquisa.
Saiba mais
1. O corpo, a família e a escola
2. A educação corporal
3. Cultura juvenil e Educação Física
4. O ensino da Educação Física: dos métodos ginásticos à perspectiva cultural
5. Concepções de cultura corporal e seus reflexos no ensino da Educação Física
6. Os Estudos Culturais e o ensino da Educação Física
6.1 Identidade e diferença
7. O multiculturalismo e o ensino da Educação Física
8. A tematização no ensino da Educação Física
9. A problematização no ensino da Educação Física