Linguagem em atividades sociais
R$ 59,00
Com foco no Ensino Médio, esta coleção traz um material produzido a partir de pesquisas e reflexões de professores e pesquisadores de diversas instituições do Brasil, que se destacaram nos últimos anos por suas contribuições no avanço da educação.
O Ensino Médio configura-se como um espaço essencial para a reflexão crítica no processo de ensino-aprendizagem. Nele, o estudante tem a oportunidade de vivenciar os saberes e refletir de forma profunda sobre suas possibilidades de articular, revisar, reconstruir e expandir suas maneiras de viver, considerando os vários conhecimentos acumulados historicamente e compartilhados no espaço escolar. O ensino de inglês assume um aspecto central na constituição de um cidadão com possibilidades plenas de atuação em sociedades múltiplas. Neste livro, são apresentados e exemplificados temas fundamentais para isso: desencapsulação, atividades sociais, criticidade, brincar, multiletramentos, multimodalidade, multiculturalidade, multimidialidade, diversidade, pesquisa e trabalho.
Professor do curso de Letras do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal de Lavras (UFLA), mestre e doutor pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Língua Portuguesa e Análise do Discurso. Possui publicações e trabalhos apresentados na área, além de vasta experiência nos mais variados níveis de ensino. Também atua na formação de professores de Língua Portuguesa e de Leitura e Produção de Textos nas diversas áreas do conhecimento.
Saiba maisPossui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como professora do Departamento de Inglês e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC -SP. De 2008 a 2011, foi a representante brasileira da International Society for Cultural and Activity Research (ISCAR). Atua como coordenadora geral do Programa de Extensão Ação Cidadã. É uma das líderes do Grupo de Pesquisa Linguagem em Atividade no Contexto Escolar e coordenadora do Grupo de Estudos sobre Educação Bilíngue (GEEB) e do Grupo de Estudos sobre Gestão (GREG).
Saiba mais
1. ATIVIDADE SOCIAL E MULTILETRAMENTO
1.1 INTRODUÇÃO
1.2 ATIVIDADE SOCIAL E MULTILETRAMENTO
1.3 PROPOSTAS: COMO PREPARAR
PARA FINALIZAR
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
2. LETRAMENTO CRÍTICO MULTIMODAL NAS AULAS DE INGLÊS
2.1 INTRODUÇÃO
2.2 LETRAMENTO CRÍTICO MULTIMODAL
2.3 PROPOSTA: LÍNGUA INGLESA
PARA FINALIZAR
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
3. JOGAR, BRINCAR E ATUAR NO PALCO DA SALA DE AULA: CRIAR TAREFAS BASEADAS EM PERFOMANCE
3.1 INTRODUÇÃO
3.2 ATIUVIDADES SOCIAIS ARTICULANDO CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS
3.3 JOGAR, BRINCAR E ATUAR
3.4 PLANEJANDO TAREFAS BASEADAS EM PERFORMANCE
PARA FINALIZAR
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
4. DESENCAPSULAÇÃO, MULTICULTURALIDADE E MULTIMIDIALIDADE: A INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO DE G~ENEROS LITERÁRIOS E DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO MÉDIO
4.1 INTRODUÇÃO
4.2 INTERDISCIPLINARIDADE E DESENCAPSULAÇÃO DO ENSINO
4.3 PROPOSTAS: COMO PREPARAR
PARA FINALIZAR
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
5. PROJETO DDE PESQUISA NO ENSINO MÉDIO E A CONTRIBUIÇÃO DA ÁREA DE INGLÊS
5.1 INTRODUÇÃO
5.2 PROJETO DE PESQUISA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA AULA DE INGLÊS
5.3 COMO PLANEJAR UM TRABALHO COM PROJETOS EM LÍNGUA INGLESA (LI) NO ENSINO MÉDIO
PARA FINALIZAR
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
6. O USO DE MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO
6.1 INTRODUÇÃO
6.2 TECNOLOGIAS DIGITAIS E A TEORIA DA ATIVIDADE
6.3 SUGESTÕES PRÁTICAS
PARA FINALIZAR
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
7. LETRAMENTO DIGITAL EM INGLÊS E ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
7.1 POR QUE LETRAMENTO DIGITAL?
7.2 ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO MÉDIO
7.3 PROPOSTAS
PARA FINALIZAR
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
8. COMO LIDAR COM OS PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS NA SALA DE AULA
8.1 BUSCANDO NOVAS FORMAS DE EDUCAR
8.2 PRÁTICA
8.3 PROPOSTAS: COMO PREPARAR
PARA FINALIZAR
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
9. ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS: MERCADO DE TRABALHO E VIDA PROFISSIONAL
9.1 INTRODUÇÃO
9.2 AFETO-COGNIÇÃO E O MERCADO DE TRABALLHO
9.3 ATIVIDADES SOCIAIS E MULTILETRAMENTO
9.4 PROPOSTA PEDAGÓGICA: BASEADA EM ATIVIDADES SOCIAIS E MULTILETRAMENTOS
9.5 ATIVIDADES SOCIAIS PROPOSTAS: ARRUMAR EMPREGO, ESCOLHER CARREIRA E FAZER TRABALHO VOLUNTÁRIO
PARA FINALIZAR
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
10. O PROCESSO AVALIATIVO NA DISCIPLINA DE LÍNGUA INGLESA
10.1 INTRODUÇÃO
10.2 AVALIAÇÕES EXISTENTES NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO
10.3 DIFERENTES SIGNIFICADOS DE AVALIAÇÃO E SUAS CARACTERÍSTICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
10.4 AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO
10.5 AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA: REFLEXÕES E AÇÕES
10.6 AVALIAÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA A PARTIR DE UM PARADIGMA CRÍTICO
PARA FINALIZAR
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS