Sujeito, leitura e produção
R$ 66,00
COM FOCO NO ENSINO MÉDIO, ESTA COLECÃO TRAZ UM MATERIAL PRODUZIDO A PARTIR DE PESQUISAS E REFLEXÕES DE PROFESSORES E PESQUISADORES DE DIVERSAS INSTITUICÕES DO BRASIL, QUE SE DESTACARAM NOS ÚLTIMOS ANOS POR SUAS CONTRIBUICÕES NO AVANCO DA EDUCACÃO.
O ensino de Língua Portuguesa tem sido centro de discussões e mudanças que buscam maneiras de pensar a aprendizagem a partir de um desenvolvimento crítico e de formar sujeitos que possam agir de modo transformador nos contextos complexos que temos hoje na sociedade. O Ensino Médio, por sua vez, tem sido tema de muitas reflexões que exigem mudanças de posturas pedagógicas. Esta obra vem contribuir para a reflexão do ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio, focando nas questões da aprendizagem da leitura, da produção de textos e de discursos com ênfase no desenvolvimento do sujeito a partir de interdisciplinaridade, oralidade, multimodalidade, gramática, entre outros temas.
Professor do curso de Letras do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal de Lavras (UFLA), mestre e doutor pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Língua Portuguesa e Análise do Discurso. Possui publicações e trabalhos apresentados na área, além de vasta experiência nos mais variados níveis de ensino. Também atua na formação de professores de Língua Portuguesa e de Leitura e Produção de Textos nas diversas áreas do conhecimento.
Saiba mais
1. TRANSDISCIPLINARIDADE E CONSTRUÇÃO DE SABERES NA CONTEMPORANEIDADE: PROPOSTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
2. LEITURA: UM CAMPO DOS SENTIDOS
3. A PRODUÇÃO TEXTUAL: ETAPAS PARA UMA AÇÃO DISCURSIVA
4. A PRÁTICA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA PRÁTICA DA SALA DE AULA
5. O TRABALHO COM A ORALIDADE NO ENSINO MÉDIO
6. O ENSINO DE GRAMÁTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: COMO FAZÊ-LO FUNCIONAR?
7. MULTIMODALIDADE, LEITURA E ESCRITA: NOVAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO
8. O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ABORDAGEM DOS GÊNEROS DO DISCURSO
9. QUESTÕES À PARTE: A DIVERSIDADE EM PAUTA
10. A AVALIAÇÃO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: COMO AVALIAR NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO