Formação de conceitos e problematização de práticas sociais
R$ 59,00
COM FOCO NO ENSINO MÉDIO, ESTA COLECÃO TRAZ UM MATERIAL PRODUZIDO A PARTIR DE PESQUISAS E REFLEXÕES DE PROFESSORES E PESQUISADORES DE DIVERSAS INSTITUICÕES DO BRASIL, QUE SE DESTACARAM NOS ÚLTIMOS ANOS POR SUAS CONTRIBUICÕES NO AVANCO DA EDUCACÃO.
Este livro retoma a discussão sobre o ensino de sociologia e busca estimular os docentes a partir de suas práticas cotidianas em sala de aula. Para tanto, propomos uma abordagem teórico-metodológica dos conceitos, temas e teorias próprios das ciências sociais a partir de uma teoria pedagógica, a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). A PHC objetiva vincular a prática pedagógica com a prática social global, o que permite uma tradução didática interessante e interessada dos conhecimentos científicos das ciências sociais para conhecimentos escolares vinculados à realidade dos estudantes. O livro também traz sugestões de abordagens com diversos recursos didáticos.
Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pela École de Hautes Études en Sciences Sociales (França). Ex-professor de História e Sociologia do ensino fundamental e do ensino médio. Docente do curso de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Classes e Conflitos Sociais e do subprojeto de Ciências Sociais do PIBID-Unifesp. Publicou os livros Sindicalismo e desempregados (Fino Traço, 2013) e Sindicato e demissões (Expressão Popular, 2014).
Saiba maisBacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Foi professora de Sociologia no ensino médio da rede pública estadual de São Paulo, lecionou Geografia no ensino fundamental da rede pública municipal de São Paulo e também foi diretora de escola no município de São Paulo. Atualmente é professora do departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Guarulhos, e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Ideologias e Lutas Sociais (NEILS) da PUC-SP e do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação e Classes Sociais (GEPECSO), da Unifesp. Também é membro da Rede Escola Pública e Universidade. Têm se dedicado a temas como movimentos sociais e educação, condição docente e classes sociais, formação de professores, ensino de sociologia e políticas educacionais.
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APRESENTAÇÃO
1. A TRAJETÓRIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
2. UMA PROPOSTA DE ENSINO DE SOCIOLOGIA BASEADA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
3. A SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA
4. CAPITALISMO E CLASSES SOCIAIS
5. A FORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA
6. TRABALHO E ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL
7. CULTURA
8. IDEOLOGIA OU IDEOLOGIAS?
9. PODER, POLÍTICA E ESTADO
10. MOVIMENTOS SOCIAIS