Este é um livro para estudantes e para professoras e professores baseado em um método original desenvolvido para a redação do ENEM, que funciona como uma potente ferramenta de aprendizado e construção de confiança.
O livro adota uma estrutura de trabalho clara e visual e oferece recursos únicos para a superação de vários desafios que um texto pode apresentar, focando na estruturação das ideias, fundamental para cumprir as exigências do ENEM.
A partir deste método, com parâmetros claros e de aplicação fácil, os alunos escrevem textos organizados, objetivos e impactantes, o que gera confiança no processo e nas capacidades individuais de cada um.
Alunas e alunos encontrarão aqui diretrizes simples para a produção de boas redações, além de orientações para potencializar seus raciocínios e repertórios; e docentes terão acesso a uma nova abordagem de ensino, que pode ser aplicada sem que deixem de lado suas práticas estabelecidas.
Docente desde 1998, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, é especialista em estudos das linguagens, educação de jovens, produção escrita e desenvolvimento criativo. Atua desde o Ensino Fundamental II até pós-graduações, passando por cursos livres e MBAs. É coordenador da iniciativa educacional REescola, que propõe abordagens diferenciadas para o ensino, atuando na formação de professores e na oferta decursos e oficinas. É autor do livro “Redação para o ENEM: o que você precisa saberpara escrever melhor” (Blucher, 2019).
Saiba mais
AGRADECIMENTOS
PREFÁCIO
1. A ESTRUTURA DO ENEM
2. CONSCIENTIZAÇÃO
3. AS TRÊS LEITURAS DA COLETÂNEA
4. LINGUAGEM SIMPLES E DIRETA, RACIONALIDADE E USO DO IMPESSOAL
5. TÍTULOS
6. MODELO GERAL
7. O FUNIL
8. O LEITOR UNIVERSAL
9. DUAS REGRAS GERAIS DA COMPOSIÇÃO DE TEXTOS
10. INTRODUÇÕES
11. TESES
12. DESENVOLVIMENTOS
13. REFERÊNCIAS INTERNAS/ILUSTRAÇÕES, CITAÇÕES, PARÁFRASES, ANALOGIAS E A CONSTRUÇÃO DO REPERTÓRIO
14. CONCLUSÕES, PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO E O PROBLEMA DO HUMANISMO
15. ELIMINANDO IMPRECISÕES
16. SIGLAS
17. TABELAS, GRÁFICOS E ESTATÍSTICAS
18. LEITURA DE IMAGENS
19. REFERÊNCIAS-BASE
20. EXERCÍCIOS CRIATIVOS
21. O EXERCÍCIO DE SE CHEGAR A 1.000
22. REFERÊNCIAS PARA A CONSTRUÇÃO DO REPERTÓRIO
23. DUAS QUESTÕES UM POUCO ESPINHOSAS
24. PROPOSTAS DE REDAÇÃO
25. A PERSPECTIVA DO COACHING: PELO AMOR AO ENSINO, AO APRENDIZADO, AOS ALUNOS E AO DIÁLOGO HORIZONTAL