R$ 140,00
ou até 2x de R$ 70,00
Na carreira universitária, os docentes necessitam desempenhar várias funções além da pesquisa, que demandam conhecimentos que transcendem aqueles específicos de sua área de investigação. Assim, é razoável pensar que, se esse universo mais amplo de conhecimentos tivesse sido objeto de exploração, análise e reflexão mais aprofundadas, isso lhes possibilitaria uma participação mais ativa e efetiva nessas funções. Os textos ensaísticos, nem sempre devidamente valorizados, são úteis e apropriados exatamente para se expressarem os frutos desse esforço, colocando-os à discussão e a análises críticas. Este livro trata de temas como base epistemológica, preparação profissional, intervenção profissional, pesquisa e pós-graduação em Educação Física, procurando ser fiel a essa visão de carreira universitária.
Possui licenciatura em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da Universidade de São Paulo (USP) e é mestre e doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Hiroshima, Japão. É pós-doutor em Psicologia pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Sheffield, Inglaterra, e em Educação Física pela Faculdade Integrada de Artes e Ciências da Universidade de Hiroshima, Japão. É livre-docente em Educação Física pela EEFE/USP e atualmente professor titular na mesma Instituição.
Saiba mais
PARTE I – Reflexões epistemológicas da Educação Física
1. Passado, presente
e futuro da Cinesiologia nos Estados Unidos: o que podemos aprender com eles?
2. Reflexões sobre o emprego dos conceitos de interdisciplinaridade,
multidisciplinaridade e transdisciplinaridade na Educação Física
3. Algumas reflexões pontuais sobre o resiliente embate
“biológico versus sociocultural” na Educação Física
4. A obesidade infantil como objeto de estudo da Educação Física:
reflexões epistemológicas
PARTE II – PREPARAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA
5. O ensino de graduação na Educação Física: como conciliar
unidade e diversidade?
6. O ensino de graduação na Educação Física: o desafio de
sincronizar três velocidades distintas
7. As novas diretrizes curriculares nacionais e a formação
do profissional para a atuação no esporte de alto rendimento
PARTE III – Pesquisa e pós-graduação em Educação Física
8. Pesquisa em Educação Física: reflexões acerca da
utilidade do conhecimento
9. A produção intelectual na Educação Física: o ensaio
acadêmico em foco, com a terceira cultura em perspectiva
10. A formação do pesquisador em comportamento motor:
reflexões à luz da criação e do desenvolvimento da ciência cognitiva
11. Nos meandros da Educação Física: reflexões pontuais a
partir do conceito de entropia
PARTE IV – Estudo do comportamento motor e o esporte
12. Uma perspectiva integrada e integradora da excelência no
esporte
13. O conceito de organização hierárquica e o estudo do
comportamento motor
14. O cuidar do “cavaleiro” na formação esportiva: a
antecipação em foco
PARTE V – Educação Física escolar
15. Pesquisa sobre Educação Física escolar: a necessidade de
resgate da tradição pedagógica
16. O projeto “Educação Física na pré-escola e nas quatro
primeiras séries do ensino de primeiro grau” da SEED-MEC/1982: uma iniciativa futurística
desperdiçada
17. Fundamentos de uma proposta de abordagem conceitual para
a Educação Física no Ensino Médio
18. Processo ensino-aprendizagem de habilidades motoras
na abordagem desenvolvimentista da Educação Física escolar