Aspectos da formação do sujeito nas práticas do ensino médio
R$ 66,00
COM FOCO NO ENSINO MÉDIO, ESTA COLECÃO TRAZ UM MATERIAL PRODUZIDO A PARTIR DE PESQUISAS E REFLEXÕES DE PROFESSORES E PESQUISADORES DE DIVERSAS INSTITUICÕES DO BRASIL, QUE SE DESTACARAM NOS ÚLTIMOS ANOS POR SUAS CONTRIBUICÕES NO AVANCO DA EDUCACÃO.
Este volume busca suprir uma demanda dos professores de literatura do Ensino Médio por discussões metodológicas e práticas de sala de aula. Entre os desafios enfrentados pelo
docente, hoje, está um frágil conhecimento sobre a especificidade do texto literário. Essa lacuna de formação tende a recair sobre uma prática docente equivocada, transformada em atividade meramente recreativa na escola. O livro problematiza as particularidades do objeto literário e do prazer estético para um efetivo ensino de literatura que considere as novas tecnologias, a biblioteca pública, o livro didático, as diretrizes dos documentos oficiais, os gêneros literários, as culturas africanas e indígenas e a relação entre literatura e outras artes.
Professor do curso de Letras do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal de Lavras (UFLA), mestre e doutor pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Língua Portuguesa e Análise do Discurso. Possui publicações e trabalhos apresentados na área, além de vasta experiência nos mais variados níveis de ensino. Também atua na formação de professores de Língua Portuguesa e de Leitura e Produção de Textos nas diversas áreas do conhecimento.
Saiba maisPossui Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (2005), com período sanduíche na Università la Sapienza, em Roma (Itália). Foi bolsista de pós-doutorado júnior do CNPq na Universidade Federal Fluminense (UFF). É professora adjunta de Literatura Brasileira e Teoria Literária na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Tem experiência no ensino de literatura brasileira em graduação e pós-graduação do curso de Letras. Atuou como colaboradora no projeto que recuperou as correspondências de Machado de Assis, coordenado por Sérgio Paulo Rouanet, da Academia Brasileira de Letras. Atualmente, coordena o Grupo de Estudos de Literatura e Outras Linguagens na UFLA e o projeto Investigações, financiado pela Capes e pela Fapemig, sobre lacunas na formação literária do estudante da educação básica e sobre a formação de professores de literatura.
Saiba mais
1. CONCEPÇÕES DE LITERATURA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS E FORMAÇÃO DO SUJEITO NO ENSINO DE LITERATURA
2. LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS E NÃO LITERÁRIOS: A EMOÇÃO COMO ELEMENTO IMPRESCINDÍVEL PARA UMA FORMAÇÃO CRÍTICA
3. OS GÊNEROS LITERÁRIOS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA SUBJETIVIDADE: A SELEÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO PARA SALA DE AULA
4. LITERATURA E OUTRAS ARTES, UMA CONTRIBUIÇÃO À DISCUSSÃO
5. ENTRE O FOGO E A FUMAÇA – A LITERATURA E O TEXTO DE ENTRETENIMENTO: POR QUE O PROFESSOR NÃO DEVE NEGLIGENCIAR ESSA DIFERENÇA NO ENSINO DE LITERATURA NA FORMAÇÃO DA SUBJETIVIDADE DO ALUNO?
6. PARCERIA ENTRE BIBLIOTECA PÚBLICA E ESCOLA: UM CAMINHO PARA A FORMAÇÃO ESTÉTICA DO LEITOR NO ENSINO MÉDIO
7. AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO RECURSO NA SALA DE AULA PARA ENSINO DE LITERATURA E DESENVOLVIMENTO DA SENSIBILIDADE DISCENTE
8. AS DIRETRIZES DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) E DOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE EDUCAÇÃO PARA O ENSINO DE LITERATURA E UMA EFETIVA PRÁTICA DOCENTE PARA A FORMAÇÃO DA SUBJETIVIDADE DISCENTE
9. O LIVRO DIDÁTICO DE LITERATURA PARA O ENSINO MÉDIO COMO RECURSO PARA O PROFESSOR NA FORMAÇÃO DA SUBJETIVIDADE DO ALUNO: VANTAGENS E LIMITES
10. A INCLUSÃO DAS CULTURAS AFRICANA E INDÍGENA NAS AULAS DE LITERATURA: COMO FAZER ISSO NA PERSPECTIVA DE UM ESTUDO ESTÉTICO DO TEXTO LITERÁRIO PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO?