Literatura e subjetividade - Vol. 3

Aspectos da formação do sujeito nas práticas do ensino médio

Impressão sob Demanda Tempo para entrega: 30 dias
selo: Blucher | 2016 - 1ª edição - Volume 3 | coleção: Coleção Reflexão e a Prática no Ensino Médio

R$ 66,00

E-book disponível em

Sinopse

COM FOCO NO ENSINO MÉDIO, ESTA COLECÃO TRAZ UM MATERIAL PRODUZIDO A PARTIR DE PESQUISAS E REFLEXÕES DE PROFESSORES E PESQUISADORES DE DIVERSAS INSTITUICÕES DO BRASIL, QUE SE DESTACARAM NOS ÚLTIMOS ANOS POR SUAS CONTRIBUICÕES NO AVANCO DA EDUCACÃO.

Este volume busca suprir uma demanda dos professores de literatura do Ensino Médio por discussões metodológicas e práticas de sala de aula. Entre os desafios enfrentados pelo
docente, hoje, está um frágil conhecimento sobre a especificidade do texto literário. Essa lacuna de formação tende a recair sobre uma prática docente equivocada, transformada em atividade meramente recreativa na escola. O livro problematiza as particularidades do objeto literário e do prazer estético para um efetivo ensino de literatura que considere as novas tecnologias, a biblioteca pública, o livro didático, as diretrizes dos documentos oficiais, os gêneros literários, as culturas africanas e indígenas e a relação entre literatura e outras artes.

Márcio Rogério de Oliveira Cano

Professor do curso de Letras do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal de Lavras (UFLA), mestre e doutor pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Língua Portuguesa e Análise do Discurso. Possui publicações e trabalhos apresentados na área, além de vasta experiência nos mais variados níveis de ensino. Também atua na formação de professores de Língua Portuguesa e de Leitura e Produção de Textos nas diversas áreas do conhecimento.

Saiba mais

Andréa Portolomeos

Possui Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (2005), com período sanduíche na Università la Sapienza, em Roma (Itália). Foi bolsista de pós-doutorado júnior do CNPq na Universidade Federal Fluminense (UFF). É professora adjunta de Literatura Brasileira e Teoria Literária na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Tem experiência no ensino de literatura brasileira em graduação e pós-graduação do curso de Letras. Atuou como colaboradora no projeto que recuperou as correspondências de Machado de Assis, coordenado por Sérgio Paulo Rouanet, da Academia Brasileira de Letras. Atualmente, coordena o Grupo de Estudos de Literatura e Outras Linguagens na UFLA e o projeto Investigações, financiado pela Capes e pela Fapemig, sobre lacunas na formação literária do estudante da educação básica e sobre a formação de professores de literatura.

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro