COM FOCO NO ENSINO MÉDIO, ESTA COLECÃO TRAZ UM MATERIAL PRODUZIDO A PARTIR DE PESQUISAS E REFLEXÕES DE PROFESSORES E PESQUISADORES DE DIVERSAS INSTITUICÕES DO BRASIL, QUE SE DESTACARAM NOS ÚLTIMOS ANOS POR SUAS CONTRIBUICÕES NO AVANCO DA EDUCACÃO.
Este livro visa colocar em discussão questões que relacionem o processo de ensino e de aprendizagem de matemática em conformidade com os temas estruturadores propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM): “Álgebra: números e funções”, “Geometria e medidas” e “Análise de dados”. Esperamos que o professor e a professora possam ter, a partir das experiências compartilhadas, a oportunidade de refletir sobre a utilização de metodologias de ensino, como modelagem matemática, utilização de materiais manipulativos e uso de jogos no processo de ensinar e aprender matemática, e que esta leitura proporcione o desenvolvimento de novas propostas de trabalho em sala de aula.
Licenciada em Matemática pelo Centro Universitário Assunção (Unifai), em 2000; tem mestrado em Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação pela Universidade São Francisco (USF) de Itatiba (SP), em 2006, e doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita (Unesp-Rio Claro), em 2013. Atualmente, está trabalhando na Universidade Federal de Lavras (UFLA) no Departamento de Ciências Exatas (DEX). Participa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) como coordenadora da área da Matemática desde 2010. Tem experiência na área de educação matemática, principalmente nos seguintes temas: jogos, jogos digitais, tecnologia da informação e comunicação, formação de professores, educação inclusiva.
Saiba mais
PREFÁCIO
1. ATIVIDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE NÚMEROS FUNDAMENTADAS NA PERSPECTIVA LÓGICO-HISTÓRICA
2. MOBILIZANDO O PENSAMENTO ALGÉBRICO: O CONTEXTO DE UMA SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO
3. FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO: PROPOSTAS DE TRABALHO
4. PESQUISAR EDUCAÇÃO FINANCEIRA E TOMADA DE DECISÃO NO ENSINO MÉDIO: AS PRIMEIRAS AÇÕES DE JOVENS PESQUISADORES
5. O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL: UMA PROPOSTA COM O GEOGEBRA 3D
6. A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA
7. MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DA DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS E DA CONSTRUÇÃO DE UM ATERRO SANITÁRIO
8. O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
9. O JOGO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
10. A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS EM AULAS DE MATEMÁTICA