A formação entre as tramas técnico-profissional e pedagógica
Este texto reflete o estudo da trajetória (auto)biográfica da minha formação docente e foi baseado na Dissertação de Mestrado apresentada no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação, da Universidade Metodista de São Paulo.
Mediante este estudo, busquei identificar os elementos mais determinantes na formação de um professor de Ciências Contábeis e verificar em que medida o exercício da pesquisa esteve presente nesta formação. Examinei, também, se a pesquisa, enquanto princípio educativo se refletiu na prática docente.
É necessário entender que na trajetória de Técnico-profissional a Professor, este movimento se dá, na maioria das vezes, pelo convite a profissionais que deram certo no mercado de trabalho e que, portanto, nem sempre possuem formação pedagógica adequada para o exercício docente. Foi também finalidade deste estudo, ao compreender melhor a experiência de um percurso de Contador a Professor de Ciências Contábeis, sugerir alguns possíveis caminhos para a formação inicial e continuada de professores de qualquer área do conhecimento.
Foi perceptível o quanto a investigação (auto)biográfica, com finalidade formativa, pode ser de grande ajuda neste processo reflexivo.
Doutorando em Educação: Currículo no Programa de Pós Graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009), Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2007), Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (2002), Especialista (lato sensu) em Economia pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (2000), Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia, Finanças e Administração de São Paulo (1970). Executivo da área de Finanças e Controladoria com mais de 30 anos de experiência em Empresas de grande porte. Consultor de Empresas nas áreas de Custos, Planejamento e Orçamentos. Professor nos cursos de Graduação em Administração, Ciências Contábeis, Economia e nos cursos Pós-Graduação Lato Sensu em Controladoria e Gestão de Impostos e Contabilidade Tributária, na Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente, além de coordenador pedagógico da Graduação Executiva, é docente do curso de Administração e Ciências Contábeis e dos cursos de MBA em Finanças e MBA em Gestão de Marcas / Branding, da Universidade Anhembi Morumbi - Laureate International Universities.
Saiba mais
DEDICATÓRIA
AGRADECIMENTOS
PREFÁCIO
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A UNIVERSIDADE E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Um breve recorte histórico
O surgimento da LDB 9394/96 e o ensino superior noturno
A formação docente na LDB 9394/96
Refletindo sobre as exigências da formação profissional neste século XXI
Analisando um caso: a formação do contabilista
HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL
A importância do trabalho com a história de vida na formação profissional
Fundamentos teórico-metodológicos do trabalho com história de vida
A importância do trabalho com a história de vida na formação profissional
DO TÉCNICO-PROFISSIONAL AO DOCENTE: UM ESTUDO (AUTO)BIOGRÁFICO SOBRE "TORNAR-SE PROFESSOR"
O caminho da pesquisa
Uma trajetória formativa
Análise da trajetória (auto)biográfica
TORNAR-SE PROFESSOR ENTRE AS TRAMAS DO TÉCNICO-PROFISSIONAL E DO PEDAGÓGICO
Algumas possíveis pistas para a formação de professores
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS