“A escrita como exercício em processos formativos” [...] é uma obra tocada adiante por pesquisadoras e pesquisadores que se formam na e pela escrita, lançando mão de escritas endereçadas, que buscam os olhos, os ouvidos, as escamas e a pele de seus interlocutores, sejam eles humanos ou não humanos: uma escrita endereçada, como diria talvez Haraway (2019), no Chthuluceno, nesse mundo em que nos tornamos-com uns com os outros, seres híbridos, tecidos em emaranhados de relações heterogêneas. A tarefa é nutrir e cultivar relações heterogêneas, abrindo mão da posição privilegiada do olho de deus que tudo julga e a todos condena, sem jamais se localizar.”
Marcia Moraes, excerto do Prefácio
Professora Livre Docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo com participação na formação da graduação e da pós-graduação. Coordena o Serviço de Psicologia Escolar do IPUSP e o grupo de pesquisa Escrita e Formação.
PREFÁCIO – Escrita e Formação: Entre os Cadernos de Anotar a Vida e os Cadernos de Pesquisa
Marcia Moraes
APRESENTAÇÃO – O Endereçamento da Escrita como Metodologia em Pesquisa
Adriana Marcondes Machado
Sílvia Galesso Cardoso
CAPÍTULO 1 – Pensar é Deslocar-se: O Jogo da Escrita Endereçada
Adriana Marcondes Machado
Beatriz Saks Hahne
Paula Fontana Fonseca
CAPÍTULO 2 – Despropósitos Formativos
Paula Fontana Fonseca
CAPÍTULO 3 – A Escrita como Oportunidade de Encontro na Experiência do Ensino Universitário
Lilian A. A. Veronese
CAPÍTULO 4 – Ler-se: Uma Prática de Escrita como Exercício de Alteridade
Sílvia Galesso Cardoso
CAPÍTULO 5 – Fazer Pesquisa como Processo Relacional: Viver, Analisar e Escrever Problemas na Parceria com Educadores
Carolina Terruggi Martinez6
CAPÍTULO 6 – Uma Prática de Escrita ou a Escrita como Prática: A Relação Caps IJ e Escola em Foco
Renata Penalva
CAPÍTULO 7 – A Medida Socioeducativa entre “Vocês” e Vocês: Aprender com o que Produz Silêncio na Escuta sobre a Vida
Beatriz Saks Hahne
CAPÍTULO 8 – Às Crianças do 1º Ano de 2020: Uma Carta para Daqui a Alguns Anos
Tomaz Volpi Guimarães Piestun
CAPÍTULO 9 – Carta para Rita: Diálogos sobre a Separação de Bebês e Suas Mães em Situação de Cárcere
Luiza Ferreira
CAPÍTULO 10 – A Construção de Narrativas com Estudantes de Classes Desfavorecidas da Universidade Pública
Adriana Marcondes Machado
Paula Moreira Castellucci
SOBRE AS AUTORAS E O AUTOR