A presente coletânea tem por objetivo divulgar os resultados de pesquisas que foram apresentadas no IV Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás Regional Catalão, e é destinada a estudantes de licenciatura e pós-graduação, bem como a professores da educação básica. Este volume, em especial, traz instigantes contribuições para a área da educação a partir de concepções e abordagens diferentes, que colaboram para o debate no cenário educacional atual. Neste livro, o leitor encontrará interessantes discussões sobre a área da educação, organizadas em três seções: a) Formação de professores, educação especial e programas educacionais; b) Ensino, concepções e práticas educativas; c) Livros didáticos e o lúdico na educação.
Doutora em História pela UNESP – Universidade Estadual Júlio de Mesquita (2007). Docente da UFG – Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão, do INHCS – Instituto de História e Ciências Sociais e do PPGMPH – Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em História. Catalão, Goiás, Brasil.
Saiba maisDoutora em História pela UNESP – Universidade Estadual Júlio de Mesquita (2007). Docente da UFG – Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão, do INHCS – Instituto de História e Ciências Sociais e do PPGMPH – Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em História. Catalão, Goiás, Brasil.
Saiba maisDoutora em Educação pela UFSCar – Universidade Federal de São Carlos (2006) Docente da UFG – Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão, da UAEE – Unidade Acadêmica Especial de Educação e do PPGEDUC – UFG/CAC – Programa de Pós-Graduação em Educação. Catalão, Goiás, Brasil.
Saiba maisDoutora em Educação pela UFSCar – Universidade Federal de São Carlos (2006) Docente da UFG – Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão, da UAEE – Unidade Acadêmica Especial de Educação e do PPGEDUC – UFG/CAC – Programa de Pós-Graduação em Educação. Catalão, Goiás, Brasil.
Saiba maisÉ doutora em Linguística e Língua Portuguesa, atua na área de teoria e análise linguísticas, com ênfase em estudos na interface língua e cultura, especialmente sobre o léxico do português.
Saiba maisÉ doutora em Linguística e Língua Portuguesa, atua na área de teoria e análise linguísticas, com ênfase em estudos na interface língua e cultura, especialmente sobre o léxico do português.
Saiba mais
Sessão 1
Formação de professores, educação especial e programas educacionais
Formação de professores de ciências na perspectiva da educação especial: análise da produção científca sobre o tema
Formação de professores para o ensino de ciências dos anos iniciais da educação básica
Biografa e formação: narrativas de uma aluna do ensino superior UFG-Catalão
Educação, desenvolvimento e defciência: contribuições de Suchodolski e Vigotski
O laudo na educação especial em Goiás: acesso ou restrição
Educação especial e educação do campo: interfaces e o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais
Organização e funcionamento dos subprojetos PIBID: contribuições com a formação docente
O acesso à educação infantil via programa PROINFÂNCIA
Sessão 2
Ensino, concepções e práticas educativas
A concepção de formação continuada dos professores da educação infantil em Catalão – GO: uma análise a partir da teoria histórico-cultural
Re?exões sobre conceitos utilizados nas políticas e práticas educacionais inclusivas brasileiras
A medicalização do fracasso escolar: concepção de professoras do ensino fundamental
Professor de apoio, bidocência e as possibilidades de ensino colaborativo como apoio à inclusão de estudantes com defciência
Educação ambiental e a reutilização de óleo de fritura no Colégio Estadual João Netto de Campos
Sessão 3
Livros didáticos e o lúdico na educação
A discriminação social “mascarada” nos tempos atuais: uma análise crítica sobre discriminação em livros didáticos de biologia
Análise de livros utilizados no ensino de química no estado de Goiás
O brincar/jogo de papéis sociais e a educação especial: levantamento bibliográfco na educação infantil
O lúdico na radioatividade: trabalhando com a Lei 10.639/03