A leitura permite viagens a mundos internos e externos, ficção e realidade. Já se sabe que para que o hábito de leitura se estabeleça, as crianças necessitam estar em contato com os livros e a literatura desde bem pequenas. Este livro aborda as várias maneiras de se apresentar a leitura às crianças na educação infantil, sempre de forma contextualizada, com sentido e significado, com o propósito de disseminar o amor aos livros. Assim, contribuiremos para a construção desta importante competência.
Pedagoga, é Mestre em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Trabalha atualmente como coordenadora pedagógica e professora de Educação Infantil e do Ensino Fundamental das redes pública e particular em São Paulo, SP.
Saiba maisEducadora, é psicóloga pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Trabalha atualmente como formadora de gestores e professores da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental das redes pública e particular em São Paulo, SP.
Saiba maisEdi Fonseca estudou Pedagogia na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e fez o curso profissionalizante de teatro na Escola Ewerton de Castro. Trabalhou como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Atua em projetos e programas de formação de professores de Educação Infantil e de Ensino Fundamental I, voltados para o trabalho com leitura e escrita e narrativas orais. Já participou de projetos na Fundação Gol de Letra, Fundação Vanzolini, Fundação Vitor Civita, Instituto Hedging-Griffo e em Secretarias de Educação de Caieiras, Caraguatatuba, Peruíbe, entre outras. Atualmente participa de projetos no CENPEC - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, PLURAL Assessoria e Pesquisa em Educação e Cultura e Instituto AVISA LÁ, onde trabalha há 16 anos. É sócio-coordenadora da Roda Fiandeira Comunicação e Arte, onde atua como assessora em Educação e Cultura. Como contadora de histórias, suas narrativas são apresentadas em escolas, eventos culturais, livrarias e empresas.
Saiba mais
Leitura, como te quero
1 - Livros e mais livros
Acesso à leitura como possibilidade de cidadania
Livro como objeto da nossa cultura atual - livros-objeto
Histórias e mais histórias - Literatura é a porta de entrada das crianças para a leitura
Leitura, informação e conhecimento
2 - Leitura na Educação Infantil
Ler para quê? Propósitos e comportamentos leitores e o professor como modelo de leitor
O professor e as leituras saborosas
3 - Tempos para a leitura - Modalidades organizativas
Atividades permanentes
Sequências didáticas
Projetos didáticos
Atividades ocasionais
4 - Temperos para os tempos de leitura
Critérios de escolha de livros para a formação de um acervo para a Educação infantil
Espaços para ler
Materiais e recursos
5 - Contar histórias
Por que contar histórias?
Abre a roda tindolelê - Orientações para contar histórias
Ler é diferente de contar
6 - Dez novas perguntas antigas para sacudir o esqueleto
7 - E não "acabou-se o que era doce"
Considerações Finais
8 - Sugestão de leitura
Referências Bibliográficas