R$ 110,00
ou até 2x de R$ 55,00
Wilfred R. Bion (1897-1979) foi um psicanalista inglês que fez evoluir o modo de praticar e pensar a experiência analítica. Para ele, cada cura deveria favorecer um processo de crescimento psíquico no paciente e também no analista. Ele renovou profundamente a abordagem da dinâmica de grupos, a clínica das psicoses, o conceito da gênese do psiquismo e apoiou seu trabalho em noções originais que se tornaram famosas: processos de ligação, transformações, função alfa, devaneio materno, todos elementos que François Lévy expõe claramente sem alterar sua natureza. Assim, ele nos oferece instrumentos para repensar a prática psicanalítica.
Este livro, que descreve tanto os aspectos clássicos quanto os elementos menos conhecidos das proposições inovadoras de Bion, é uma excelente apresentação da obra desse grande clínico e teórico da psicanálise.
Psicanalista, membro da Société de Psychanalyse Freudienne (SPF), autor de um grande número de artigos e do prefácio do livro Séminaires cliniques, de Wiled R. Bion, é responsável há mais de quinze anos por um seminário de ensino sobre a obra de Bion, um verdadeiro lugar de reflexão e troca.
Saiba mais
Abertura: Dar-se ao trabalho de entrar
A galáxia psicanalítica
Relações despercebidas
Um Bion ou vários?
1. Mudanças de perspectiva
2. A vida inimiga e amiga
3. A experiencia emocional e a função alfa
4. O negativo em ação
5. Gênese e desenvolvimento do pensamento
6. A recusa da causalidade
7. Transformações, ou o real na análise
8. O grupo e a psicanálise, sobrevivência ou destruição?
Bibliografia
Índice onomástico
Índice remissivo