Este livro aprofunda o conhecimento sobre aspectos que constituem a violência familiar e de gênero, fornecendo material precioso para a formulação de políticas públicas mais eficientes.
Referência obrigatória não apenas para a militância organizada, este livro é fonte valiosa para os estudiosos que, na maioria das vezes, permanecem distantes das práticas de intervenção.
Ao ampliar a abordagem sobre a violência na perspectiva familiar e/ou conjugal, as autoras deciam as dinâmicas relacionais entre esposas e maridos, companheiros e companheiras, filhas e filhos, avôs e avós. Para além do olhar com ênfase “adversarial”, que apenas enxerga as armadilhas das contendas do par vítima versus agressor, elas descortinam as artimanhas e os paradoxos que revestem as relações violentas e estimulam o reconhecimento sobre a participação e a responsabilidade de cada um nos conflitos de que se reveste a vida cotidiana.
Maria Filomena Gregori
Professora livre-docente do Departamento de Antropologia da Unicamp e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu
Malvina Muszkat é mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e especialista em Mediação de Conflitos pela Bilden – Entidad Formadora en Mediación, Argentina. É analista de casais e famílias e atua desde 1990 na intervenção e pesquisa sobre relações de gênero e políticas públicas em parceria com a Secretaria do Estado de São Paulo e o Ministério da Justiça. Foi diretora-presidente da ONG Pró-Mulher, Família e Cidadania e responsável por inúmeras publicações relativas às questões de gênero e cidadania, como Os homens esses desconhecidos (1997), Mediação de conflitos: pacificando e prevenindo a violência (2003), Guia prático de mediação de conflitos em famílias e organizações (2005).
Saiba maisSusana Muszkat é psicóloga pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP) e psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (ABPSP), onde é membro efetivo e docente. É analista de casais, de famílias e individual atendendo em clínica particular desde 1983. É membro do Comitê de Psicanálise de Casal e Família da International Psychoanalytic Association (IPA), é também formada em mediação de conflitos, tendo atendido famílias em situação de violência e coordenado grupos de reflexão de homens em situação de violência de gênero na ONG Pró-Mulher Família e Cidadania. É mestre em Psicologia Social pelo IP-USP e autora do livro Violência e masculinidade (2011).
Saiba mais
A série O que fazer?
Luciana Saddi
Apresentação
Sandra Unbehaum
Prefácio
Malvina Muszkat e Susana Muszkat
Introdução
1. O que é conflito?
2. O que é violência?
3. Quando o príncipe vira sapo, e a princesa, uma bruxa
4. Idealização e violência ou quando o sonho vira pesadelo
5. Projeção ou “Como me livro desse mal-estar?”
6. E as famílias... sempre foram assim?
7. Detectando sinais de violência na família
8. O preconceito como disparador da violência
9. Preconceito e gênero
10. Violência gera violência
11. A violência que gera prazer
12. A violência é somente dos homens? E as mulheres?
13. Por que somos habitados pela violência?
14. Leis de proteção 9.099 e Maria da Penha
15. Novas abordagens para a violência de gênero: o que fazer para mudar o cenário
16. Uma experiência bem-sucedida
Referências bibliográficas
Filmes recomendados
Livros recomendados