A contribuição de Wilfred Bion para a psicanálise é inegável. Sua proposta de uma outra forma de se pensar e fazer psicanálise inaugura um novo paradigma, colocando a experiência emocional no centro do desenvolvimento mental. Suas teorizações, ainda em pleno curso e escrutínio, estão inevitavelmente apoiadas em uma conjectura própria, confeccionada sobre diferentes vértices que norteiam seu trabalho. A filosofia se apresenta como um desses vértices, incrustada em sua vida e em sua produção teórica. Participa da construção dos pilares de um pensamento complexo e absolutamente livre que nos remete a uma dimensão do infinito.
Sócrates, Platão, Nietzsche, Hume, e principalmente, Kant, entre vários outros filósofos, orbitam o universo criativo de Bion, despontando, cada um a seu tempo e com sua devida força, como pontos de luz a fornecerem subsídios para a fascinante viagem pela mente humana que Bion nos convida a fazer.
Silvana Maria Bonini Vassimon
Membro efetivo com funções didáticas da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (SBPRP) e membro associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP)
Graduada em Psicologia e mestre em psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Organizadora do livro Matrizes míticas na obra de Bion (Ed. Blucher, 2020).
Saiba mais
Psicanalista, membro associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (SBPRP). Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), campus Ribeirão Preto. Publicou artigos em revistas como a Berggasse 19 e a Revista Brasileira de Psicanálise.
Psicanalista, membro associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (SBPRP). Graduada em psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e especialista em Orientação Psicanalítica pelo Instituto Sedes Sapientiae. Tem formação teórica na Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo (SPAGESP). Trabalhou por anos no ambulatório de dor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP). Publicou artigo na Revista Brasileira de Psicanálise.
Psicanalista, membro filiado à Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (SBPRP). Graduada em Psicologia Clínica e especialista em psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), campus Ribeirão Preto, com orientação psicanalítica do Prof. Ryad Simon.
Psicanalista e psicanalista vincular – casal e família –, membro associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (SBPRP). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em Psicoterapia Sistêmica para Casal e Família pelo Instituto Familiae, especialista em Psicologia Hospitalar, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), campus Ribeirão Preto.
Psiquiatra e psicanalista, membro filiado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (SBPRP). Graduada em medicina pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), com residência médica no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto (HCRP/USP).
Introdução: um diálogo entre amigos
Ester Hadassa Sandler
Bion & filosofia + linha do tempo das escolas filosóficas
1. Notas sobre algumas das bases filosóficas do pensamento
de W. R. Bion
Fernando Giuffrida
2. Matrizes filosóficas em diacronia
Marisa Giannecchini Gonçalves de Souza
3. Bion e os gigantes ao som do Bolero de Ravel
Luciano Bonfante
Sócrates & Platão
4. Eco socrático-platônico na obra de Bion
Maria Aparecida Sidericoudes Polacchini
5. Platão: a fronteira entre o corpo e a psiquê – diálogo, mito e verdade
Olavo Negrão Pereira Barreto
6. Depois do Rubicão
Luiz Celso Toledo
Kant
7. Bion e Kant
Luiz Carlos Uchôa Junqueira Filho
8. Crise e crítica na filosofia de Kant
Paulo R. Licht dos Santos
9. Conversando com o “visível/invisível”: sonhos – pensamentos em fluxo
Renata Sarti
Nietzsche
10. As raízes filosóficas na obra de Bion: raízes
nietzscheanas
Arnaldo Chuster
11. Bion e Nietzsche: aproximações livres e associativas
Julio Cesar Walz
12. A maçã dourada
Marcelo Salles Bueno
13. Memórias-sonho
Sônia Maria Nogueira de Godoy
Hume
14. Bion e Hume, ou uma leitura cética da psicanálise
Ney Marinho
15. As três feridas narcísicas de David Hume
Danilo Marcondes
16. Ideações sobre os momentos estéticos: Hume, Bion,
Michelangelo e Fernando Pessoa
Ana Regina Morandini Caldeira
Sônia Maria Nogueira de Godoy
Teorias das ciências
17. Teoria da ciência: método científico na obra de Bion
Paulo Cesar Sandler
18. Teoria da ciência e a silhueta azul do encontro
Ana Regina Morandini Caldeira
Comissão organizadora
Sobre os autores