Esta obra é fruto do trabalho de alguns anos de pesquisa do Grupo de Leitura: Conflito Mãe x Mulher, gerado na incubadora de ideias do Instituto Sedes Sapientiae. O grupo foi criado para pensar a posição da mulher, além da maternidade, a partir da perspectiva lacaniana. Esta escrita é um avanço do trabalho em relação ao feminino, que o separa de um lugar diminuído, como a identificação com a maternidade e a estreita relação com o masculino, fruto de um binarismo muito apontado e criticado na contemporaneidade. Nesse momento, nos deparamos com a ideia de “equívoco”, que dá título à obra, como aquilo que pode ter mais de um sentido, mais de uma interpretação, ou seja, aquilo que é ambíguo e enigmático. Um nome, um ensaio para apontar o lugar de exceção da mulher que pode ser iluminado a partir da clínica psicanalítica.
Psicanalista e mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Membro e coordenadora do Grupo de Leitura: Conflito Mãe x Mulher, do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano e coordenadora da Rede de Pesquisa de Psicanálise e Feminilidade e da Rede Clínica do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo (FCL-SP).
Saiba mais
Psicanalista e artista visual, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1994. Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Sua formação e sua atuação são orientadas pela clínica lacaniana.
Saiba mais
Prefácio
Ricardo Costa
Introdução
Adriana Grosman, Malu Pessoa Loeb
Parte 1. Ensaio
Uma personagem, duas narrativas e o manejo da angústia em uma análise
Juliana Gerken de Carvalho
Palavras de mãe
Ana Clélia de Oliveira Rocha
A travessia de G.H.
Maria das Graças Amorim da Hora
Parte 2. Vacilo
Laços e desenlaces de filha num devir mãe-mulher: o desamparo materno sob o prisma das problemáticas alimentares
Renata de Magalhães Gaspar
Deixando os cabelos crescer...
Maria Zilda Armond Di Giorgi
Separação
Maria da Graça Barreto Baraldi
Pequenas considerações sobre o dinheiro e o feminino
Renata Calife Fortes
Parte 3. Equívoco
Decidiu-se pelo ato – um ato feminino?
Adriana Grosman
Não é não: feminino e final de análise
Malu Pessoa Loeb
Sobre a série de mulheres de uma família
Breno Herman Sniker
Conflito entre mãe e mulher
Daniela Escobari
Sobre os autores