R$ 166,00
ou até 3x de R$ 55,33
Interfaces é um termo que remete à geometria e à informática, disciplinas que podem oferecer ao psicanalista boas metáforas para caracterizar seu trabalho.
Na geometria, a razão humana encontrou seu primeiro triunfo – a descoberta da prova irrefutável – mas também seu primeiro limite: a relação “irracional” entre a diagonal e o lado do quadrado. É fácil perceber a analogia com nossa vida psíquica, feita de racionalidade e desrazão. Na informática, a ideia de um aparelho no qual programas e códigos permitem uma variedade quase ilimitada de operações serve como imagem do “aparelho psíquico” descrito por Freud há mais de cem anos.
Nessa perspectiva, as interfaces da psicanálise são suas áreas de contato com disciplinas afins, com o ambiente sociocultural que a impregna e no qual ela se realiza como prática, e também com seu próprio passado, rico e multifacetado – solo em que se depositaram sucessivas camadas de húmus, e no qual as criações conceituais e terapêuticas da atualidade mergulham suas raízes.
Nasceu em 1950. Doutorou-se em filosofia e veio a se tornar psicanalista. É professor titular da PUC de São Paulo, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e de instituições nacionais e internacionais de pesquisa na sua especialidade. Dos seus livros, a Blucher publicou Freud, pensador da cultura, Sociedade, cultura, psicanálise, Interfaces da psicanálise e O tronco e os ramos, laureado com o prêmio Jabuti na categoria Psicologia e Psicanálise.
Saiba mais
Apresentação
PRIMEIRA PARTE – MOMENTOS DE UMA HISTÓRIA
A interpretação dos sonhos: origem e contexto
A Medusa e o telescópio: Freud e o olhar
As cartas de Freud
O irmão: ficção psicanalítica
O inconsciente segundo Karl Abraham
Do autoerotismo ao objeto: a simbolização segundo Ferenczi
Cem anos de interpretação
A recepção da psicanálise na França
Figura e fundo: notas sobre o campo psicanalítico no Brasil
SEGUNDA PARTE — A PSICANÁLISE NO SÉCULO
Subjetividades contemporâneas
Destinos da agressividade entre os judeus
Humor judaico: sublimação ou defesa?
Sonhos induzidos: a eficácia psíquica da publicidade
Psicanálise e cultura, psicanálise na cultura
TERCEIRA PARTE — A PSICANÁLISE NA UNIVERSIDADE
Psicanálise e pós-graduação: notas, exemplos, reflexões
Sobre a epistemologia da psicanálise
Notas de leitura
Nota sobre a origem dos textos
Índice remissivo
Índice de obras mencionadas