V Bienal de Psicanálise e Cultura da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto
R$ 95,00
“Enquanto a V Bienal era forçosamente adiada, seu tema se impunha assustadoramente: tentávamos erguer barreiras de proteção e, ao mesmo tempo, aprendíamos a transpor barreiras e resistências . . . É na experiência que alguns conceitos podem se realizar. O conceito de limite difere do conceito de fronteira: limite é a linha divisória que demarca espaços e territórios, que controla e regula atividades e interações. Fronteira é entendida como área ou lugar de contato e de integração, de trocas, um espaço de construção social. Nesse processo, experimentamos esse espaço da fronteira: entre os mundos pré- e pós-pandemia, entre um evento presencial e um evento online, fronteira entre estarmos juntos virtualmente e, ao mesmo tempo, separados. O livro que o leitor tem em mãos procura ser um registro dessa intensa experiência.”
Josimara Magro F. de Souza
Guiomar Papa de Morais
Médica psiquiatra, psicanalista, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise
de Ribeirão Preto (SBPRP) e membro associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Coordenadora-geral da III Bienal de Psicanálise e Cultura da SBPRP. Coordenadora da Comissão Curadora das Bienais da SBPRP em 2017-2021. Coordenadora da comissão organizadora desta publicação.
Saiba mais
Médica psiquiatra e membro filiado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (SBPRP). Membro da Comissão de Imagem e Som da IV Bienal de Psicanálise e Cultura da SBPRP, realizada em maio de 2016. Cocoordenadora da Comissão Científica da V Bienal de Psicanálise e Cultura da SBPRP, realizada em 2020/2021. Membro da Comissão Curadora das Bienais da SBPRP desde 2017. Integrante da Comissão do Programa Sankofa para equidade racial na SBPRP. Cocoordenadora da comissão organizadora desta publicação.
Psicóloga, psicanalista e membro efetivo com funções didáticas da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (SBPRP). Analista de criança e adolescente pelo Comitê de Psicanálise da Criança e do Adolescente da Associação Psicanalítica Internacional (COCAP-IPA). Coordenadora da Comissão Científica da V Bienal de Psicanálise e Cultura da SBPRP, realizada em 2020-2021. Membro da Comissão Curadora das Bienais desde 2021. Membro da comissão organizadora desta publicação.
Psicóloga, Psicanalista associada a International Psychoanalytical Association (IPA). Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (SBPRP). Psicanalista de crianças e adolescentes pela IPA. Coordenadora da Comissão de Cinema e Psicanálise da SBPRP de 2010 a 2012. Coordenadora Geral da V Bienal de Psicanálise e Cultura da SBPRP – 2020-2021. Coordenadora do Programa Sankofa para equidade racial na SBPRP. Coordenadora da Comissão Curadora das Bienais. Membro da comissão organizadora
desta publicação.
Médico psiquiatra e membro filiado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (SBPRP). Membro da Comissão de Imagem e Som da IV Bienal de Psicanálise e Cultura da SBPRP, realizada em maio de 2016. Cocoordenador da Comissão Cultural da V Bienal de Psicanálise e Cultura da SBPRP, realizada em 2020/2021. Membro da Comissão Curadora das Bienais da SBPRP desde 2017. Membro da comissão organizadora desta publicação.
Psicóloga pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP–USP) e psicanalista formada na Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (SBPRP). Associada a International Psychoanalytical Association (IPA). Psicanalista de criança e adolescente pela IPA desde 19 julho de 2021. Membro da primeira turma do Instituto de Psicanálise da SBPRP. Representante dos Membros Filiados (1994-1999). Vice-presidente da Associação Brasileira de Candidatos (ABC) (1995-1997). No Instituto de Psicanálise da SBPRP, participa na formação de novos psicanalistas, na divulgação da SPBRP e da psicanálise, apresentando trabalhos em congressos no Brasil e na América Latina. Membro efetivo com funções didáticas da SBPRP. Membro do Conselho Editorial da Berggasse 19 – Revista de Psicanálise da SBPRP desde 2022. Tesoureira do Núcleo de Infância e Adolescência (NIA) do Instituto de Psicanálise da SBPRP desde abril de 2022.
Psicóloga, Psicanalista associada a International Psychoanalytical Association (IPA). Membro Associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (SBPRP). Professora do Centro de estudos da psicanálise de Ribeirão Preto (Cepsic-RP). Coordenadora de grupos de estudos da obra de Winnicott no consultório particular. Autora do trabalho premiado (prêmio Fepal) no 34º Congresso da Fepal (Federação Psicanalítica da América Latina). Co-coordenadora da VI Bienal de Psicanálise e Cultura da SBPRP.
Prefácio
Lia F. Christovão Falsarella, Cybelli Morello Labate e Julio Cesar Tadeu Chavasco Labate
Introdução
Josimara Magro F. de Souza e Guiomar Papa de Morais
Parte I - 100 anos do “Além do princípio de prazer”
1. Apresentação – Orquestra Mundana Refugi
Marta Dominguez Sotelino
2. Inconfidência de Vinte: pulsão de morte, o incontornável de nossas origens
Ignácio A. Paim Filho
3. Entrevista com Ignácio A. Paim Filho
Guiomar Papa de Morais, Josimara Magro F. de Souza, Maria Aparecida G. G. Brossi Pelissari e Maria Bernadete Figueiró de Oliveira
Afinal, quem é o vilão? Das atrocidades à irreflexão, de que maldade falamos?
4. Apresentação – Afinal, quem é o vilão que se apresenta nos espaços dos subterfúgios da maldade?
Lilian Tosi de Melo e Ana Regina Morandini Caldeira
5. O que a ausência de pensamento tem a ver com o mal?
Douglas Garcia Alves Júnior
6. O perigo mora ao lado? Algumas reflexões sobre o tema do preconceito
Silvia Maia Bracco
Parte II - O estrangeiro como conceito-limite entre o político e o psicanalítico
7. Apresentação – Documentário A linguagem do coração
Silvana Mara Lopes Andrade
8. A xenofobia, o estrangeiro e o Unheimliche: elucidações entre o político e o psicanalítico
Diego Amaral Penha e Miriam Debieux Rosa
Isso é coisa de preto: sobre a invisibilidade do racismo
9. Atávico ou quase diário
Rogério Miranda
10. Entrevista com Wania Maria Coelho Ferreira Cidade
Guiomar Papa de Morais, Cybelli Morello Labate, Josiane Barbosa Oliveira e Maria Bernadete Figueiró de Oliveira
11. Branquitude e subjetividade
Lia Vainer Schucman
Parte III - Refugiados dentro do próprio país: catástrofes ambientais, sociais e psíquicas
12. Nota de pesar
Josimara Magro F. de Souza
13. Apresentação – Documentário O som das palafitas
Cybelli Morello Labate e Julio Cesar Tadeu Chavasco Labate
14. Ao som das palafitas e da escrevivência: é possível criar mesmo assim?
Mônica Guimarães Teixeira do Amaral
Ideias para adiar o fim do mundo
15. Carta-manifesto
Miguel Marques
16. Aproximações com as musicalidades indígenas
Magda Pucci
17. Vamos nos encantar com a vida na Terra
Ailton Krenak
18. Ideias e sonhos para adiar o fim do mundo subjetivo
Sergio Lewkowicz
Parte IV - Diálogos poéticos nas fronteiras: a potência da arte
19. Apresentação – Diálogos poéticos nas fronteiras: a potência da arte
Alessandra Paula Teobaldo Stocche, Ana Cláudia Gonçalves Ribeiro de Almeida e Marina Zema
20. Todas as vozes ecoam em nós
Maria Vilani
O psicanalista nas (im)permeáveis fronteiras sociais, culturais e políticas
21. Apresentação – Documentário Pipas, meninos e muros
Maruzza T. Cerchi Borges Fonseca
22. Gesto político e clínica psicanalítica
Magda Guimarães Khouri
23. Além das fronteiras: territórios erodidos
Silvana Rea
24. Soltando pipas nas fronteiras entre as comunidades e o infantil
Sergio Eduardo Nick
Apresentação dos participantes
Nota de reconhecimento