Este livro compila textos de psicanalistas que se debruçam sobre o tema da atualidade. Os sofrimentos se apresentam de diversas formas, as manifestações são complexas e cabe à psicanálise dar sentido ao que muitas vezes se mostra sem sentido. As mudanças que ocorrem na cultura vão modificando o cenário, que se apresenta por meio do inominável, do estranho que nos habita. O setting analítico muda sua configuração durante o traumático de uma época pandêmica. A partir disso, como preservar o método? Quais flexibilizações são possíveis sem infringir os fundamentos psicanalíticos? As intervenções, interpretações, diante de cada estrutura psíquica, procuram uma sintonia mais aproximada entre a dupla analista-analisando, em busca da atenuação da dor humana.
O desencontro do corpo biológico e do pulsional é assunto também abordado nesta obra, que se propõe a ressaltar a importância das identificações do narcisismo, da presença do terceiro, da recusa e suas reverberações na constituição do psíquico.
Psicóloga, psicanalista, sócia-fundadora da Constructo – Instituição Psicanalítica, diretora científica, coordenadora e supervisora de seminários. Coordenadora das publicações científicas do Espaço Criar – Formação em Psicanálise. Colaboradora da Vienna – Instituição Psicanalítica. Organizadora e coautora do livro Sobre o infantilismo da sexualidade (Sulina, 2017). Organizadora do livro As desordens da vida – Jacques André (Sulina, 2019). Tem pós-graduação em Psicanálise e Gênero pelo Foro Psicoanálisis y Género da Asociación de Psicólogos de Buenos Aires (APBA, 2018) e em Clínica Psicanalítica na Infância e na Adolescência pela Asociación Argentina de Psiquiatría y Psicología de la Infancia y la Adolescencia (ASAPPIA, 2022).
Psicóloga e psicanalista pela SBPDEPA, com mestrado em Psicologia Clínica pela PUC-RS. Atualmente é coordenadora técnica, supervisora e coordenadora de seminarios do Espaço Criar.
Saiba mais
1. Corpo estrangeiro, corpo estranho
Jacques André
2. Dissidências sexuais e identificações de gênero: um teste a partir da metapsicologia
Facundo Blestcher
3. Traumatismos, silêncios e inscrições simbolizantes: uma escuta psicanalítica na unidade de terapia intensiva neonatal
Ethel Cukierkorn Battikha
4. Desafios para a psicanálise do século XXI: na clínica, na metapsicologia e na técnica
Norberto C. Marucco
5. Pulsão, gênero e pós-gênero: confrontos teóricos e epistêmicos em psicanálise
Leticia Glocer Fiorini
6. A psicanálise antes, durante e depois da pandemia: considerações técnicas
Gley P. Costa
7. A contemporaneidade da psicanálise: experiência, autenticidade, presença e intervenção
Roberto Barberena Graña
8. Édipo intimidado: de profano a profanado
Ignácio A. Paim Filho
Magali Fischer
Maria Cristina Garcia Vasconcellos
Regina Pereira Klarmann
9. Por que a psicanálise para estudar o amor?
Ana Suy
10. Psicanálise na contemporaneidade: sobre negacionismos, confusão de línguas e desresponsabilização
Daniel Kupermann
11. O pesadelo das percepções: um ensaio
Leonardo Adalberto Francischelli
Sobre os autores