Um ponto de vista sobre o trabalho, o bem-estar, a aprendizagem
Esta obra apresenta um "ponto de vista" sobre o fenômeno organizacional: a teoria do agir organizacional.
A organização é vista como um processo de ações e decisões, processo permanente, nunca acabado, que se dissemina em todos os níveis. A idéia de processo evidencia a dimensão fundamental que o tempo tem. O sujeito não é separado da organização; ele organiza sua ação ao agir.
O Autor desenvolve seu ponto de vista relativamente a grandes teorias, como as de Max Weber, Herbert Simon, James Thompson e Anthony Giddens. Isso é também um ponto de vista sobre o trabalho - mais particularmente com relação à sua regulação -, sobre as relações entre trabalho e bem-estar, sobre os processos de aprendizagem.
Na medida em que se define como interdisciplinar, a teoria do agir organizacional é proposta a todos aqueles que estudam a organização, ou que se debruçam sobre essa questão em seu quotidiano profissional. A teoria abarca, ainda, disciplinas como a sociologia, a economia, a gestão, a psicologia, a ergonomia, o direito...
Professor de Teoria da Organização, na Faculdade de Economia da Universidade de Bolonha e na Faculdade de Direito da Universidade de Milão, professor convidado por diferentes instituições francesas (Sorbonne, HEC, CNAM, CSO-CNRS) em Paris, Toulouse, Porto, Montreal e de São Paulo (USP), também dirige pesquisas interdisciplinares sobre mudanças organizacionais e sobre as relações entre trabalho e bem-estar.
Saiba mais
Apresentação da edição brasileira
Apresentação da edição francesa
Prefácio
Prólogo
Parte I - Do agir organizacional
Capítulo 1. Os fundamentos da teoria do agir organizacional:
uma reflexão que começa com Max Weber
Capítulo 2. A contribuição de James D. Thompson
Capítulo 3. O aporte da teoria da estruturação de Anthony Giddens
Parte II - Regulação do processo de trabalho:
da autonomia ao bem-estar
Capítulo 1. Tradição e inovação no estudo interdisciplinar do trabalho
Capítulo 2. A regulação do processo de trabalho
Capítulo 3. Níveis de decisão e modos de regulação:
a autonomia e a discricionariedade no processo de trabalho
Capítulo 4. Estudo do trabalho e ação pelo bem-estar
Parte III - Aprendizagem e mudança
Capítulo 1. As concepções da formação
Capítulo 2. Análise do trabalho e aprendizagem organizacional
Capítulo 3. Formação e competências para a mudança organizacional
Epílogo
Bibliografia