O livro Gestão da manutenção em serviços de saúde é uma obra que traz uma valiosa contribuição à escassa literatura disponível sobre o tema na língua portuguesa, tratando em um único volume da gestão de tecnologia das diferentes especificidades da manutenção nos estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS). A obra mostra o porquê da necessidade de uma política de manutenção na visão estratégica do EAS. Trata-se de uma iniciativa que disponibiliza um texto sistemático, ideal para ser usado como roteiro de estudo. A abordagem dos principais aspectos referentes a manutenção no dia a dia da realidade em EAS é seu maior diferencial. Destacamos a relevância desta literatura para a formação de profissionais em qualquer estágio, seja em nível técnico, de graduação ou de pós-graduação, que pretenda atuar, se aperfeiçoar ou compreender esta área, para muitos, desconhecida. Além disso, o livro propõe-se a ser material de consulta para profissionais de outras áreas, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, administradores que venham a se tornar gestores e que necessitem compreender esta área tão pouco explorada, porém com enorme impacto na assistência à saúde dos pacientes. Aplicar uma gestão inteligente com equipe técnica qualificada e com indicadores dentro de padrões "classe mundial" é ter garantia de melhor atendimento ao paciente, com maior disponibilidade dos equipamentos que podem diagnosticar ou manter sua vida.
Parte da receita da venda do livro será doada para o Instituto Pró Criança Cardiaca.
Especialista em Engenharia de Manutenção (POLI/UFRJ). Mestre em Ciências em Engenharia Biomédica (COPPE/UFRJ), e Engenheiro em Eletrônica pela UFRJ. Atua desde 1997 na área de gerenciamento, manutenção de equipamentos médicos e consultoria em Tecnologia Hospitalar. Professor de Manutenção em Engenharia Hospitalar no MBA ENGEMAN da UFRJ desde 2006. Especialista em Ressonância Magnética em empresa multinacional da área de Healthcare desde 2004. Membro das sociedades: IEEE (Sênior Member), Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB), Associação Brasileira de Engenharia Clínica (ABEClin), Associação Brasileira de Manutenção (ABRAMAN), e do Instituto de Engenharia Legal (IEL-RJ).
Saiba maisEspecialista em Gestão de Saúde (MBA pela Fundação Getúlio Vargas - RJ), e em Engenharia de Manutenção (POLI/UFRJ). Engenheira Civil pela UFJF. Atua desde 1995 na área de manutenção e construção de instalações hospitalares. Professor de Manutenção em Engenharia Hospitalar no MBA ENGEMAN da UFRJ desde 2006. Gerente Administrativa da Rede D'Or, coordenando as atividades da manutenção predial, obras, Arquitetura e hotelaria. Executou a ampliação do Hospital Quinta D´Or e está responsável pela implantação de um novo hospital da Rede D´Or no Rio de Janeiro.
Saiba maisEspecialista em Análise e Gerenciamento de Riscos, Engenharia de Segurança do Trabalho, e, Engenharia de Manutenção (POLI/UFRJ). Engenheiro em Eletrotécnica pela UFRJ. Atua desde 1996 na área de manutenção de instalações industriais e construção, tendo sido auditor interno de segurança do trabalho do grupo Belgo-Acelor, e consultor em diversas empresas na aplicação de treinamento de segurança do trabalho. É consultor e professor da disciplina Gerenciamento de Risco do curso de pós-graduação da Universidade Souza Marques. Coautor do livro Guia Prático de Implementação dos Treinamentos da NR 10.
Saiba maisDoutor e Mestre Ciências pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Certificado PMP/PMI. MBA em Gestão pela FGV - RJ. No Hospital Geral de Bonsucesso foi Chefe do Serviço de Anestesiologia e dos Centros Cirúrgicos, Gerente de Tecnologia, Diretor de Infra Estrutura Hospitalar e Responsável pelo CET/SBA.No Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia foi Gerente do Escritório de Projetos e Diretor da Coordenação dos Projetos Institucionais.Na Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro foi Responsável pelo Escritório de Gerencia de Projetos, Responsável Interino pelo IASERJ e Diretor Executivo das Fundações Estatais.
Saiba mais