Este livro, fruto da longa experiência do autor, é um texto obrigatório para todos aqueles que se dedicam à avaliação do risco de crédito, uma vez que:
* Descreve minuciosamente as diferentes etapas para desenvolver um modelo de credit scoring, desde o planejamento do modelo até a avaliação de sua eficácia.
* Discute as principais dificuldades de sua implantação.
* Destaca a importância do monitoramento do sistema, apresentando os principais testes estatísticos para esse fim e sugerindo relatórios para acompanhamento do desempenho do credit scoring.
O livro pode ser adotado em cursos de análise de crédito, especialmente aqueles que valorizem a mensuração do risco de crédito como elemento central para a tomada de decisões.
MSc e PhD em Engenharia de Produção pela Stanford University. Professor de Data Science na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP). Foi professor de Estatística no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP). Desde 1980 atua como consultor empresarial em Métodos Quantitativos.
Saiba mais
1 - FUNDAMENTOS
2 - PLANEJAMENTO E DEFINIÇÕES
3 - IDENTIFICAÇÃO DAS VARIÁVEIS PREVISORAS
4 - AMOSTRAGEM E COLETA DE DADOS
5 - ANÁLISE DOS DADOS
6 - ANÁLISES BIVARIADAS
7 - OBTENÇÃO DA FÓRMULA PRELIMINAR
8 - ANÁLISE E VALIDAÇÃO DA FÓRMULA DE ESCORAGEM
9 - APERFEIÇOANDO O MODELO
10 - IMPLANTAÇÃO DO MODELO
11 - GESTÃO E MONITORAMENTO DO MODELO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
APÊNDICE 1 ANÁLISE DISCRIMINANTE E REGRESSÃO LOGÍSTICA
APÊNDICE 2 LIVRARIAS DORELA