Uma revalorização do papel do diretor da escola pública
Esta publicação, objetiva e simplificada, tem o intuito de uma efetiva aproximação com aqueles que fazem o dia-a-dia das escolas. Nela, são apresentados, com indagações e conclusões do autor, os resultados dos levantamentos realizados a partir do contato com mais de 500 Diretores, para que o leitor possa avaliar e, se possível, reelaborar e incorporar ao seu quotidiano algumas práticas observadas. O tema se desenvolve em torno das seguintes questões: a relação escola-comunidade, como pode-se abrir a escola à influência permanente e organizada da comunidade; a construção da autonomia da escola; a articulação entre o administrativo e o pedagógico no desempenho do cargo de Diretor de Escola; e como superar uma certa cultura de fracasso que domina o clima organizacional em certos ambientes.
Administrador de Empresas, professor de Administração Geral na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, consultor em diversos projetos na área da Administração Pública.
Saiba mais
Capítulo 1 - Da administração geral à administração da escola
Capítulo 2 - O diretor de escola, seu contexto de trabalho
Capítulo 3 - Perfil da população atendida pela rede municipal de ensino de são paulo e as expectativas dos pais de alunos em relação à escola
Capítulo 4 - O que os diretores de escola entrevistados pensam sobre seu trabalho
Capítulo 5 - Um dia do diretor de escola
Capítulo 6 - Nas condições existentes, como melhorar o desempenho no cargo de diretor de escola?
Capítulo 7 - A escola fortalecida numa nova rede
Considerações finais
ANEXO: Roteiro das boas práticas no relacionamento com a comunidade
BIBLIOGRAFIA