Este livro apresenta os principais conceitos que embasam o desenvolvimento de estratégias para as organizações atenderem ao mercado da base da pirâmide no Brasil e diversos casos de transformação estratégica em que empresas brasileiras reorientaram sua atuação para oferecer produtos e serviços adequados às características e aspirações de consumidores de baixa renda. Com uma estratégia bem definida, estas empresas foram capazes de gerar excelentes resultados. São casos de sucessos na geração de negócios e criação de valor para o consumidor popular.
É também apresentado um roteiro de pontos críticos a serem considerados no desenvolvimento de produtos populares, que servirá como referência para análise dos casos apresentados e de ferramenta para as empresas que buscam desenvolver negócios aproveitando esta excelente oportunidade.
Engenheiro Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1975), Mestre em Engineering Management - Vanderbilt University (1977) e Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente, é Professor Doutor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e Coordenador de Projetos do Programa de Estudos do Futuro da Fundação Instituto de Administração (FIA). É Editor da Revista Científica Future Studies Research Journal e líder do grupo de pesquisas Programa de Estudos do Futuro - PROFUTURO. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: cenários, logística, e-commerce, bens populares e telecomunicações.
Saiba maisGraduada em ciências econômicas pela USP (1997), mestre e doutora em Administração pela mesma universidade em 2003 e 2007, respectivamente. Fez estágio de doutorado na Universidade de Cambridge (2006) e na Universidade Howard (2007). Realiza pesquisa de pós-doutorado com a Vanderbilt University. É professora doutora do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). É líder do grupo de pesquisas Programa de Estudos do Futuro - PROFUTURO e Editora Adjunta da Revista Científica Future Studies Research Journal. Vice-coordenadora de Projetos da Fundação Instituto de Administração (FIA). Atua em Estratégia e Estudos do Futuro, com ênfase nos temas: administração estratégica, prospecção de tendências tecnológicas, econômicas e mercadológicas; metodologias de prospecção Delphi e cenários; estratégias para a base da pirâmide e internacionalização em mercados emergentes.
Saiba mais
Introdução:
O mundo é popular
Conceito fundamental: Bens populares geram lucros
Referências bibliográficas
Capítulo 1 - A Importância dos Bens Populares
A participação das classes populares na economia
O esgotamento do modelo de concentração de renda
O desempenho e a estratégia das empresas com focos nos mercados C, D e E
Referências bibliográficas
Casos
Casas Bahia - Lucrativa e sustentável
Painkiller - Medicamento de marca para a população de baixa renda
Capítulo 2 - O Desenvolvimento de Produtos e Serviços Populares
A inovação e a competitividade das empresas
A concorrência com base em preço e a busca por diferenciação no segmento popular
Preço, tecnologia, qualidade e ser sustentável no mercado popular
Referências bibliográficas
Casos
Anantha - O perfume Amor Selvagem
Biscoitos Festiva - Aposta nas b-brands
Desenvolvimento de produto para a baixa renda na Nestlé Brasil
Capítulo 3 - O Futuro dos Bens Populares
Uma política industrial para o Brasil e os bens populares
Objetivos da nação e os bens populares
Referência bibliográfica
Casos
Lemon Bank - O Banco de Todo Brasileiro
O projeto One laptop per child e a realidade da educação pública no Brasil
Considerações Finais
Estratégia de internacionalização para mercados populares internacionais