Contribuição e elementos para um metamodelo empreendedor brasileiro

O empreendedorismo de necessidade do “virador”

selo: Blucher Open Access | 2017 - 2ª edição

Produto indisponível

E-book disponível em

Sinopse

Esta dissertação pretende contribuir com elementos para a discussão de uma categoria teórica denominada "Empreendedorismo" e, em especial, um certo "Empreendedorismo por Necessidade" - muito comum e "incompreendido" por aqui.

Nesta discussão pretende-se também conformar uma certa "Empreendedologia" (Entreprenology) e, em especial, uma "Empreendedologia Brasileira" ao apontar um metamodelo de empreendedor brasileiro: o virador - aquele que se vira.

Percebe-se, até pela novidade do assunto além da enorme relevância dada ao tema "Empreendedorismo" atualmente no Brasil, que a discussão atual no campo acadêmico está impregnada pela adoção acrítica de modelos estrangeiros de pouca "adaptabilidade" ao nosso contexto social, econômico e cultural. Busca-se então articular tais diferenças no sentido de balancear perdas e danos de forma relativizada, sem confrontos.

Enfim, percebe-se também que as transformações do capitalismo contemporâneo encontram mais afinidades com outras éticas e racionalidades do que com culturas originárias do protestantismo ascético. Na verdade, essa hipótese atesta a atualidade, a contemporaneidade da intuição de Max Weber. E essa hipótese também, evidentemente, tem claras implicações para o caso brasileiro.

Bezamat de Souza Neto

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1980), mestrado em Engenharia de Produção pela Universi-dade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é Professor Adjunto II, efetivo, do Departamento de Ciências Administrati-vas e Contábeis da Universidade Federal de São João Del-Rei. Coorde-nador do MBA Gestão de Negócios no Contexto Empreendedor e também Coordenador da INDETEC (Incubadora de Empresas da UFSJ). Membro efetivo da Comissão de Avaliação do PIBIC-FAPEMIG, Área Ciências Humanas e Sociais, da UFSJ. Membro efetivo do Comitê Científico da FAUF- Fundação de Apoio a Universidade Federal de São João Del Rei. Consultor ad-hoc e parecerista do Fundo MACKPESQUISA da Universi-dade Presbiteriana Mackenzie; é também parecerista convidado da Revis-ta da FAE (Paraná) e também é membro do Conselho Editorial da Revista da Micro e Pequena Empresa da FACCAMP. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Empreendedorismo de Interesse Social e Estratégia de Manufatura de Base Artesanal atuando principalmente nos seguintes temas: educação empreendedora, comportamento empreende-dor, cultura empreendedora, empreendedorismo brasileiro, empreendedo-rismo e gênero, gerência de pequenos negócios, gestão de iniciativas sociais, administração da produção. É também Pesquisador-associado do Programa de Fomento y Desarrollo del Emprendimiento EMPRENDO da Universidad de Concepción, Chile. E também Pesquisador-associado da Universidad Nacional de Lujan, Argentina.

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro

Uso de cookies neste site
Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao aceitar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Eu concordo