Processos fermentativos e enzimáticos
Esta edição, revista e ampliada, da série Biotecnologia Industrial, é uma contribuição de grande importância teórica e prática para os múltiplos temas abrangidos pelo assunto. É uma obra toda ela elaborada por autores nacionais, coordenados por quatro professores de vasta experiência, representando a condição atual dos estudos e aplicações subordinados ao campo que dá o título à série.
Este volume, que contempla a descrição de processos fermentativos e enzimáticos, é constituído por vinte e cinco capítulos escritos por professores e especialistas de diversas universidades, centros universitários, instituições de pesquisas tecnológicas e agropecuárias e atuantes em empresas privadas.
De forma didática permite, aos que iniciam o estudo das técnicas e processos que envolvem a atividade industrial dos microrganismo, obter uma visão de conjunto sobre a biotecnologia aplicada e aos profissionais, fornece conhecimentos importantes sobre alguns processos conhecidos comumente por fermentações e sobre outros temas de engenharia e de microbiologia aplicada. Eles são o ponto de partida para novos conhecimentos e para o desvelamento de novos horizontes no estudo da atividade dos microrganismo, relacionados com sua capacidade de obter industrial e economicamente novos produtos úteis ao homem, de propiciar proteção ambiental e proteger a saúde.
Os processos biotecnológicos descritos iniciam pela fermentação alcóolica e prosseguem com a obtenção de ácidos orgânicos, solventes, vitaminas, antibióticos, sacarídios, aminoácidos, esteróides, produção de microrganismos, poliésteres bacterianos, bioinseticidas, inoculantes agrícolas, vacinas, uso de enzimas na tecnologia de alimentos, produção de enzimas animais e vegetais, purificação, imobilização e aplicações de enzimas, além de outros temas de indiscutível relevância prática.
Nasceu em 1929 e graduou-se em Agronomia pela Universidade de São Paulo (USP), onde também obteve seu doutorado e demais títulos universitários. Fez especialização em destilarias e fermentações industriais na França e na Espanha. Colaborou como professor em suas especialidades na hoje Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Botucatu. Foi pesquisador e vice-diretor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq-USP). Lecionou na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, onde também foi orientador de teses de mestrado e doutorado. Foi professor na Escola de Engenharia Mauá do Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul, onde ministrou aulas de Tecnologia dos Produtos Agropecuários e de Fermentações. Foi membro fundador, membro do conselho diretor e, posteriormente, diretor da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz. Participou de comissões especializadas no desenvolvimento do uso de etanol como combustível alternativo durante o período de atividade do Programa Nacional do Álcool (Proálcool) e foi consultor de empresas nacionais e internacionais em tecnologias agroindustriais. É professor aposentado da USP e continua a dar sua colaboração técnica à Esalq, a outras universidades e a empresas agrozootécnicas. É autor de artigos e livros técnico-científicos.
Saiba mais
1 - PRODUÇÃO DE ETANOL
2 - PRODUÇÃO DE ÁCIDOS
3 - PRODUÇÃO DE SOLVENTES
4 - PRODUÇÃO DE VITAMINAS
5 - PRODUÇÃO DE ANTIBIÓTICOS
6 - PRODUÇÃO DE POLISSACARÍDEOS
7 - PRODUÇÃO DE AMINOÁCIDOS
8 - PRODUÇÃO DE ESTERÓIDES
9 - PRODUÇÃO DE MICRORGANISMOS
10 - PRODUÇÃO DE POLIÉSTERES BACTERIANOS
11 - PRODUÇÃO DE BIOINSETICIDAS
12 - PRODUÇÃO DE INOCULANTES AGRÍCOLAS
13 - PRODUÇÃO DE VACINAS
14 - PRODUÇÃO DE ENZIMAS MICROBIANAS
15 - PRODUÇÃO DE ENZIMAS INDUSTRIAIS DE ORIGEM ANIMAL
16 - PRODUÇÃO DE ENZIMAS INDUSTRIAIS DE ORIGEM VEGETAL
17 - PURIFICAÇÃO DE ENZIMAS
18 - IMOBILIZAÇÃO DE ENZIMAS
19 - ALGUMAS APLICAÇÕES DE ENZIMAS
20 - MODIFICAÇÃO DE FÉCULA POR FERMENTAÇÃO
21 - APLICAÇÕES DA BIOTECNOLGOGIA NA PRODUÇÃO DE PAPEL E CELULOSE
22 - LIXIVIAÇÃO BACTERIANA DE MINÉRIOS
23 - TRATAMENTO BIOLÓGICO DE EFLUENTES
24 - PROCESSOS COM CÉLUCAS ANIMAIS
25 - CONTROLE DE CONTAMINAÇÕES MICROBIANAS EM PROCESSOS FERMENTATIVOS