R$ 275,00
ou até 5x de R$ 55,00
Este volume é composto por 22 capítulos que explicam a produção tradicional e de segunda geração de etanol, passando por produção microbiana de solventes, produção de ácidos orgânicos, polissacarídeos, oligossacarídeos, biossurfactantes, inoculantes agrícolas, enzimas diversas, bioinseticidas, microrganismos, poliésteres bacterianos e processos com células animais, desenvolvimento e produção de vacinas para uso humano, bioprocessos para obtenção de vitaminas, aplicações industriais de microalgas, biomineração, entre outros.
Os assuntos foram tratados de modo didático, o que permite aos iniciantes e interessados em geral adquirirem conhecimento sobre as técnicas de fermentação e outros bioprocessos que não se enquadram na definição de fermentação com uma leitura agradável e acessível.
Aos profissionais, estudantes e pesquisadores, os temas deste volume oferecem conhecimentos importantes que contribuem para a abertura de novas perspectivas de uso do potencial de microrganismos já conhecidos e novos para a obtenção econômica de produtos que não agridam o ambiente.
É farmacêutico bioquímico (1964) formado pela Universidade de São Paulo (USP), onde posteriormente obteve os títulos de doutor (1969) em Ciências dos Alimentos, livre-docente (1975) em Bioquímica dos Microrganismos, professor adjunto (1986) e professor titular (1990) de Microbiologia. Aposentou-se nessa instituição em 1993. Também foi professor titular de Microbiologia na Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), de 1995 a 2010, onde se aposentou compulsoriamente. Recebeu o título de professor emérito da FMJ em 2010. Atualmente, é assessor de planejamento dessa instituição. É autor de trinta capítulos de livros; publicou cerca de 120 trabalhos científicos em revistas nacionais e internacionais; e é editor científico do livro “Microbiologia”, em colaboração com Luiz Rachid Trabulsi (Editora Atheneu, 6. ed., 2015). É autor dos livros infantis “Pai, o que é micróbio?” (Editora Atheneu, 2010), em colaboração com Telma Alvez Monezi; e “Pai, o que é sustentabilidade?” (Editora Atheneu, 2016), em colaboração com Liége Mariel Petroni, Gabriel Zago Vieira Santos, Victhor Giacomett e Camila Carvalhal Alterthum. É inventor da Patente n. 5.000.000, junto com L. O. Ingram e T. Conway, expedida pelo United States Patent and Trademark Office em 1991. Nessa pesquisa, foi desenvolvida uma bactéria geneticamente modificada capaz de produzir etanol a partir de resíduos agrícolas e industriais como bagaço de cana-de-açúcar, palha de arroz, palha e sabugo de milho, casca de amendoim e soro de leite oriundo da produção de queijo.
Saiba mais
Possui graduação (1966) e doutorado (1971) em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (USP). Aposentou-se em 1998 como professor titular do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP (EPUSP) e até 2018 foi professor visitante no Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em 1975, fundou o Agrupamento de Biotecnologia do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), atual Laboratório de Biotecnologia Industrial, foi consultor e desenvolveu pesquisas para várias empresas nesse agrupamento até 1995. Tem experiência na área de engenharia química, com ênfase em processos bioquímicos, e atua principalmente nos seguintes temas: cultivo de Aspergillus para a produção de enzimas, fermentação alcoólica de amiláceos, transferência de oxigênio em biorreatores, tratamento biológico de águas residuárias, além de outros processos biológicos de interesse industrial. É autor de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais.
Saiba maisNasceu em 1929 e graduou-se em Agronomia pela Universidade de São Paulo (USP), onde também obteve seu doutorado e demais títulos universitários. Fez especialização em destilarias e fermentações industriais na França e na Espanha. Colaborou como professor em suas especialidades na hoje Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Botucatu. Foi pesquisador e vice-diretor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq-USP). Lecionou na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, onde também foi orientador de teses de mestrado e doutorado. Foi professor na Escola de Engenharia Mauá do Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul, onde ministrou aulas de Tecnologia dos Produtos Agropecuários e de Fermentações. Foi membro fundador, membro do conselho diretor e, posteriormente, diretor da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz. Participou de comissões especializadas no desenvolvimento do uso de etanol como combustível alternativo durante o período de atividade do Programa Nacional do Álcool (Proálcool) e foi consultor de empresas nacionais e internacionais em tecnologias agroindustriais. É professor aposentado da USP e continua a dar sua colaboração técnica à Esalq, a outras universidades e a empresas agrozootécnicas. É autor de artigos e livros técnico-científicos.
Saiba maisSaiba mais
1. Produção de etanol com matérias-primas sacarinas
2. Álcool de matérias-primas amiláceas
3. Produção de etanol de segunda geração
4. Produção de solventes
5. Produção de ácidos orgânicos
6. Produção de polissacarídeos
7. Produção de oligossacarídeos
8. Biossurfactantes
9. Inoculantes agrícolas
10. Purificação de enzimas e peptídeos antimicrobianos: suas aplicações
11. Produção de enzimas microbianas
12. Produção de enzimas de origem animal e vegetal
13. Desenvolvimento e produção de vacinas para uso humano
14. Bioprocessos para obtenção de vitaminas
15. Aplicações industriais de microalgas
16. Modificação de amido por fermentação: polvilho azedo
17. Biomineração
18. Aplicações da biotecnologia na produção de celulose e papel
19. Produção de bioinseticidas
20. Produção de microrganismos
21. Produção de poliésteres bacterianos
22. Processos com células animais
Sobre os autores