R$ 196,00
ou até 3x de R$ 65,33
Voltado para pesquisadores, professores e estudantes de cursos das áreas de exatas e biológicas, este volume apresenta um extenso panorama dos principais fundamentos para o estudo e a compreensão dos bioprocessos e suas aplicações.
Entre os assuntos abordados estão: elementos e técnicas básicas de microbiologia; conceitos de engenharia genética e metabólica; obtenção, cultivo e manutenção de microrganismos; enzimologia; processos metabólicos e de obtenção de energia; cinética e estequiometria das reações enzimáticas e dos bioprocessos.
Temas importantes como análise da lei brasileira de patentes, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, nanotecnologia e suas aplicações na biotecnologia e questões relacionadas à produção do etanol em destilarias brasileiras também são abordados.
É farmacêutico bioquímico (1964) formado pela Universidade de São Paulo (USP), onde posteriormente obteve os títulos de doutor (1969) em Ciências dos Alimentos, livre-docente (1975) em Bioquímica dos Microrganismos, professor adjunto (1986) e professor titular (1990) de Microbiologia. Aposentou-se nessa instituição em 1993. Também foi professor titular de Microbiologia na Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), de 1995 a 2010, onde se aposentou compulsoriamente. Recebeu o título de professor emérito da FMJ em 2010. Atualmente, é assessor de planejamento dessa instituição. É autor de trinta capítulos de livros; publicou cerca de 120 trabalhos científicos em revistas nacionais e internacionais; e é editor científico do livro “Microbiologia”, em colaboração com Luiz Rachid Trabulsi (Editora Atheneu, 6. ed., 2015). É autor dos livros infantis “Pai, o que é micróbio?” (Editora Atheneu, 2010), em colaboração com Telma Alvez Monezi; e “Pai, o que é sustentabilidade?” (Editora Atheneu, 2016), em colaboração com Liége Mariel Petroni, Gabriel Zago Vieira Santos, Victhor Giacomett e Camila Carvalhal Alterthum. É inventor da Patente n. 5.000.000, junto com L. O. Ingram e T. Conway, expedida pelo United States Patent and Trademark Office em 1991. Nessa pesquisa, foi desenvolvida uma bactéria geneticamente modificada capaz de produzir etanol a partir de resíduos agrícolas e industriais como bagaço de cana-de-açúcar, palha de arroz, palha e sabugo de milho, casca de amendoim e soro de leite oriundo da produção de queijo.
Saiba mais
1. Elementos de microbiologia
2. Técnicas básicas em microbiologia
3. Elementos de genética de microrganismos
4. Elementos de engenharia genética
5. Patrimônio biológico: obtenção, cultivo e manutenção de microrganismos de interesse em bioprocessos
6. Elementos de enzimologia
7. Caminhos metabólicos
8. Aspectos fisiológicos e bioquímicos da fermentação etanólica nas destilarias brasileiras
9. Introdução à engenharia metabólica
10. Cinética de reações enzimáticas
11. Estequiometria e cinética de bioprocessos
12. Introdução à nanotecnologia e aplicações na biotecnologia
13. Uma análise da lei brasileira de patentes
14. Biotecnologia, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: uma introdução
Sobre os autores