A Série Sustentabilidade surgiu a partir da análise do panorama histórico com o inicio do conceito de desenvolvimento sustentável formulado pela Comissão Brundtland em 1970 até o evento da Agenda 21 com enorme influência no mundo em todas as áreas, reforçando o movimento ambientalista. A série, escrita por renomados pesquisadores nacionais que apresentam análises do impacto do conceito de desenvolvimento sustentável no Brasil, é coordenada pelo prof. José Goldemberg e tem como objetivo analisar o que está sendo feito para evitar um crescimento populacional sem controle e uma industrialização predatória, em que a ênfase seja apenas o crescimento econômico, bem como o que pode ser feito para reduzir a poluição e os impactos ambientais em geral, aumentar a produção de alimentos sem destruir as florestas e evitar a exaustão dos recursos naturais por meio do uso de fontes de energia de outros produtos renováveis.
Neste volume 2 - Segurança e Alimento, as autoras tratam de temáticas como perigos químicos, biológicos e físicos, além das estratégias industriais para a garantia de alimentos seguros, incluindo a segurança nutricional com a proposta desta obra de tornar-se referência para consulta relacionada a alimento e segurança.
Professora Titular na Universidade de São Paulo, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental, Laboratório de Microbiologia de Alimentos. Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela USP (1973), mestrado em Microbiologia e Imunologia pela Escola Paulista de Medicina (1976) e doutorado em Ciências dos Alimentos pela USP (1983). Suas linhas de pesquisa principais são: avaliação de risco microbiológico associado a alimentos; segurança, inocuidade e qualidade de alimentos; microrganismos patogênicos e deteriorantes em alimentos; controle de microrganismos em alimentos pelo uso de antimicrobianos naturais e métodos analíticos alternativos. É membro da International Commission on Microbiological Specifications for Foods (ICMSF). Atua em várias sociedades científicas, como a Sociedade Brasileira de Microbiologia e a Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos. É membro da Coordenação da área de Engenharia II (Ciência de Alimentos) na Fapesp (2008-2011).
Saiba maisProfessora Titular da Universidade de São Paulo, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental, Laboratório de Nutrição - Minerais. Chefe do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da FCF-USP para o biênio 2008 a 2010. Coordenou o Programa de Pós-Graduação Interunidades de Nutrição Humana Aplicada (FCF/FEA/FSP - USP) de 1991 a 2008. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição - SBAN no período de 1998 a 2003 e de 2007 a 2009, sendo atualmente Vice-Presidente. Conselheira suplente do Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região. Membro do Comitê Científico da América Latina do Programa CHOICES (Minha Escolha) da CHOICES INTERNATIONAL FOUNDATION. Possui graduação em Nutrição (1969), mestrado em Ciências dos Alimentos (1976) e doutorado em Ciências dos Alimentos (1982), pela Universidade de São Paulo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 1A do CNPq. Sua linha de pesquisa é na área de Nutrição, com ênfase em Micronutrientes. Atualmente realiza pesquisas envolvendo Minerais e Nutrigenômica.
Saiba mais
Introdução
Parte I - Inocuidade alimentar
1. Perigos químicos
1.1 Perigos naturalmente presentes nos alimentos
1.2 Perigos contaminantes dos alimentos
1.3 Perigos indiretos nos alimentos
1.4 Substâncias alergênicas em alimentos
2. Perigos biológicos
3. Perigos físicos
4. Estratégias industriais para a garantia de alimentos seguros
Parte II - Segurança nutricional
1. Introdução
2. Alimentos
3. Referênciais para ingestão de nutrientes
4. Macronutrientes
4.1 Proteínas
4.2 Carboidratos
4.3 Lipídeos
4.4 Fibra alimentar
5. Micronutrientes
5.1 Cálcio
5.2 Ferro
5.3 Cobre
5.4 Zinco
5.5 Iodo
5.6 Selênio
5.7 Vitamina A
5.8 Vitamina D
5.9 Ácido fólico e vitamina B12
5.10 Ácido ascórbico
6. Estilos de vida saudáveis
7. Políticas públicas de alimentação e nutrição
8. Conclusões
Referências bibliográficas e leitura complementar