Profissionais e estudantes universitário sentem frequentemente a necessidade de obras de referência no campo da hidrologia. Os primeiros buscam essencialmente dados práticos e informações que lhes permitam solucionar os problemas correntes da profissão, enquanto aos últimos interessa, em particular, um texto o quanto possível didático que auxilie no acompanhamento de seus cursos. Esse fato talvez justifique a aceitação que encontro nos meios técnicos e universitários do País a publicação das notas de aula do curso de Hidrologia de Superfície, realizado na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal do Paraná, em julho de 1967, sob a coordenação do Prof. Ildefonso Clemente Puppi e os auspícios da Organização Pan-Americana da Saúde (OPS/OMS).
A estrutura do livro não difere, em essência, da apresentada naquela edição. Entretanto, além da atualização bibliográfica, do remanejo de certos tópicos e da correção de algumas imperfeições, foram introduzidos assuntos novos, especialmente nos seguintes capítulos: II - Precipitações (frequências de precipitações intensas, variação com a área da bacia) ; VII - O hidrograma unitário (aplicação do método do hidrograma unitário); VIII - Vazões de enchente (método racional e propagação das cheias). Inclui-se igualmente um capítulo adicional sobre a manipulação dos dados de vazão, com vistas à utilização em projetos hidráulicos.
O tratamento dos assuntos abordados é mantido em um nível correspondente ao de um curso universitário de formação básica, dando-se entretanto , ênfase aos métodos de resolução dos problemas profissionais mais comuns e à apresentação, na medida do possível, de condições representativas da situação com que se depara, em gera, o profissional brasileiro, face à natureza e qualidade dos dados disponíveis no País.
Procurou-se, paralelamente à apresentação básica, fornecer elementos que permitissem avaliar o estado atual dos estudos em cada assunto particular. Nesse sentido, foi indicada no fim dos capítulos uma relação bibliográfica complementar, que pode servir de orientação inicial para estudos mais aprofundados nos respectivos setores.
Professor Titular de Hidráulica. Diretor do Centro de Hidráulica e Hidrologia Prof. Pargiot de Souza - Univesidade Federal do Paraná.
Saiba maisEx-Professor Asssitente. Ex-Engenheiro do Centro de Hidráulica e Hidrologia Prof. Pargiot de Souza - Universidade do Paraná. Chefe do departamento de Geração - Centrais Elétricas Brasileiras S/A - Eletrobrás
Saiba maisProfessor Titular de Hidráulica Aplicada - Escola Politécnica - Universidade de São Paulo
Saiba maisProfessor Assistente. Chefe da Divisão de Hidrologia do Centro de Hidráulica e Hidrologia Prof. Pargiot de Souza - Universidade Federal do Paraná.
Saiba mais
Capítulo 1 - Introdução
Capítulo 2 - Precipitação
Capítulo 3 - Escoamento superficial
Capítulo 4 - Infiltração
Capítulo 5 - Evaporação e transpiração
Capítulo 6 - Águas subterrâneas
Capítulo 7 - O hidrograma unitário
Capítulo 8 - Vazões de enchentes
Capítulo 9 - Manipulação dos dados de vazão
Capítulo 10 - Medições de vazão