R$ 58,00
A Série Sustentabilidade surgiu a partir da análise do panorama histórico com o início do conceito de desenvolvimento sustentável, formulado pela Comissão Brundtland em 1970, até o evento da Agenda 21 com enorme influência no mundo em todas as áreas, reforçando o movimento ambientalista. A série, escrita por renomados pesquisadores nacionais que apresentam análises do impacto do conceito de desenvolvimento sustentável no Brasil, é coordenada pelo prof. José Goldemberg e tem como objetivo analisar o que está sendo feito para evitar um crescimento populacional sem controle e uma industrialização predatória, em que a ênfase seja apenas o crescimento econômico, bem como o que pode ser feito para reduzir a poluição e os impactos ambientais em geral, aumentar a produção de alimentos sem destruir as florestas e evitar a exaustão os recursos naturais por meio do uso de fontes de energia de outros produtos renováveis.
Neste Volume 5 - O Desafio da Sustentabilidade na Construção Civil, os autores orientam o profissional sobre o tema e fornecem dados para permitir o desenvolvimento de suas atividades, levando em consideração os aspectos da sustentabilidade da construção, em particular a preservação do meio ambiente.
Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - EPUSP (1974), mestrado em Engenharia Urbana e de Construções Civis pela EPUSP (1978) e doutorado em Engenharia Civil pela University of London King's College, na Inglaterra (1982). É professor titular de Materiais e Componentes de Construção Civil da EPUSP, Pró-Reitor de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, conselheiro da FAPESP, foi vice-presidente e agora é conselheiro do International Council for Research and Innovation in Building and Construction (CIB), fundador e atual conselheiro do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) e ainda conselheiro de diversas instituições, como o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), Instituto de Engenharia (IE), Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) e Instituto Mauá de Engenharia (IMT). Foi Diretor da Escola Politécnica, Diretor-Presidente do IPT e Coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de construção civil, com ênfase em materiais e componentes, atuando principalmente com materiais reforçados com fibras. Mais recentemente, tem se dedicado a estudos de qualidade e sustentabilidade na construção civil. É comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, Eminente Engenheiro do Ano, Personalidade da Tecnologia e Cidadão Paulistano.
Saiba maisEngenheiro Civil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982), mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987) e Doutor em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1995). Pós-doutorado no Royal Institute of Technology da Suécia (2001). Professor Associado da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, é também membro da coordenação das Engenharias da FAPESP e do Comitê Assessor da Engenharia Civil do CNPq e da Câmara Ambiental da Indústria da Construção do Estado de São Paulo. Foi membro da diretoria executiva da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC) (incluindo presidência e vice-presidência) e por várias vezes diretor do CB2 da ABNT. É membro fundador do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, CBCS, do qual integra o Conselho e coordena o Comitê de Materiais. Especializado em materiais de construção, desenvolve pesquisas buscando aumentar a ecoeficiencia e durabilidade de materiais cimentícios, especialmente de argamassas, concretos e fibrocimentos, no uso sustentável de resíduos como matérias primas e no desenvolvimento de ferramentas simplificadas para análise do ciclo de vida de produtos e construções.
Saiba mais
1.1. Apresentação do tema
1.2. A sociedade e a sustentabilidade
1.3. Oportunidades para a inovação
1.4. A necessidade de visão sistêmica
Capítulo 2 - Construção e Sustentabilidade - Um Breve Histórico
2.1. Contexto
2.2. A realidade brasileira atual
Capítulo 3 - A Contribuição da Construção para as Mudanças Climáticas
3.1. Fundamentos
3.2. Emissões de CO2 da construção civil
3.2.1. Produção de materiais de construção
3.2.2 Uso dos edifícios
3.2.3. Transporte de materiais e resíduos
3.2.4. Outros
3.3. Impacto e adaptação do ambiente construído
3.4. Conclusões
Capítulo 4 - Cadeia Produtiva de Materiais e de Componentes e a Sustentabilidade
4.1. Introdução - o fluxo de materiais
4.2. A intensidade de consumo dos materiais da construção
4.3. Impactos ambientais de materiais
4.4. Impactos ao longo do uso
4.5. Impactos sociais dos produtos
4.6. Seleção de produtos: os equívocos mais comuns
4.7. Exemplos de novos materiais para a construção sustentável
4.8. O desafio dos resíduos da construção
Capítulo 5 - Durabilidade e Construção Sustentável
5.1. Introdução
5.2. A inevitável degradação dos materiais
5.3. Benefícios potenciais do aumento da vida útil
5.3.1. Ambientais
5.3.2. Econômicos
5.3.3. Sociais
5.4. Avaliação de impactos ambientais e o planejamento da vida útil
5.5. A durabilidade de soluções inovadoras
5.6. Comentários finais
Capítulo 6 - Informalidade e a Sustentabilidade Social e Empresarial
6.1. Introdução
6.2. Recursos humanos
6.3. Usuários e clientes
6.4. Informalidade
Capítulo 7 - Outras ações e considerações finais
7.1. Água e construção sustentável
7.2. Energia
7.3. Certificação de produtos e empreendimentos
7.4. Considerações finais