Frente ao meio ambiente
R$ 52,00
A Série Sustentabilidade surgiu a partir da análise do panorama histórico com o inicio do conceito de desenvolvimento sustentável formulado pela Comissão Brundtland em 1970 até o evento da Agenda 21 com enorme influência no mundo em todas as áreas, reforçando o movimento ambientalista. A série, escrita por renomados pesquisadores nacionais que apresentam análises do impacto do conceito de desenvolvimento sustentável no Brasil, é coordenada pelo prof. José Goldemberg e tem como objetivo analisar o que está sendo feito para evitar um crescimento populacional sem controle e uma industrialização predatória, em que a ênfase seja apenas o crescimento econômico, bem como o que pode ser feito para reduzir a poluição e os impactos ambientais em geral, aumentar a produção de alimentos sem destruir as florestas e evitar a exaustão dos recursos naturais por meio do uso de fontes de energia de outros produtos renováveis.
Neste volume 6 - Metrópoles e o Desafio Urbano Frente ao Meio Ambiente, os autores, por meio de uma linguagem acessível, apresentam uma série histórica de acontecimentos e ocorrências, de forma a conduzir o leitor à compreensão do presente à luz de fatos passados. Da mesma forma, a obra traça algumas perspectivas futuras para o comportamento das metrópoles, gerando um início de discussão e cumprindo o papel da academia, que é o desenvolvimento de uma consciência crítica.
Professor Titular pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2001). Livre-Docente pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1997). Doutor em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo com estágio no Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial Lisboa Portugal - INETI (1994). Mestre em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1990). Arquiteto e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Brás Cubas (1981). Diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2010-2014); Vice-Diretor (2006-2010). Chefe do Departamento de Tecnologia da Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2002-2006) e Vice-Chefe (1998-2002). Pesquisador visitante no Laboratório Nacional de Engenharia Civil Lisboa - LNEC (2000-2002).
Saiba maisÉ Professora Associada Plena da Universidade Presbiteriana Mackenzie, tendo sido Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo 2004-2008. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1968) e defendeu Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1972, defesa em maio de 1973). Em 1977 obteve Especialização em Tóquio, Japão, pela Japan International Cooperation Agency. Defendeu tese de Livre Docência em 1980 e Pós-Doutorado em 1985 na Universidade do Novo México. Aposentou-se como Professora Titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, tendo sido diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo de 1991-1994. Foi Presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano - Emplasa de 1995 a 2000. Foi Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Mogi das Cruzes. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento urbano, desenvolvimento sustentável, ambiente construído e impacto ambiental, gestão ambiental e meio ambiente.
Saiba mais
1 Metrópoles: gestão ambiental e políticas públicas
1.1 Introdução
1.2 Políticas públicas na metrópole
1.3 A política do meio ambiente
1.4 Gestão ambiental metropolitana
1.5 A terceira revolução industrial
1.6 O espraiamento da metrópole e a globalização
1.7 Transporte coletivo metropolitano
1.8 Impactos urbanísticos ambientais na metrópole
1.9 Desenvolvimento urbano e o estatuto da cidade
1.10 O ambiente natural
2 Metrópoles: política pública de energia - a demanda de energia e a evolução tecnológica
2.1 Uma introdução à questão
2.2 A cidade industrial e a era do carvão
2.3 A energia elétrica e as transformações urbanas
2.4 As demandas energéticas nas cidades do século XXI
2.5 O século XXI: as novas tecnologias e a busca por uma maior sustentabilidade urbana
2.6 Energia elétrica: um panorama geral
2.7 Energia elétrica: os edifícios e a cidade
2.8 Potencial de eficientização no setor residencial
2.9 Potencial de eficientização no setor comercial
2.10 Potencial de eficientização no setor público
2.11 Energia elétrica: as concentrações urbanas, a demanda de energia e a evolução tecnológica
3 Conclusões
Referências bibliográficas