Os projetos são necessários em qualquer ramo de atividade humana em que se deseje concretizar empreendimentos. Eles definem objetivos a serem atingidos, variáveis que afetam o resultado, recursos disponíveis e critérios de aceitação.
Recursos são sempre limitados e projetos devem prever a melhor solução possível dentro dessas limitações. Esse processo de previsão que considera as melhores soluções se chama otimização de projetos. Alguns privilegiados têm a capacidade de vislumbrar a melhor solução por intuição. No entanto, a maioria das pessoas precisa de ferramentas que as orientem entre as possibilidades existentes. Essas ferramentas vêm da matemática (cálculo diferencial, programação linear e não linear, algoritmos que simulam a natureza etc.) e possibilitam a determinação dos parâmetros que otimizam uma função.
Este livro apresenta a estudantes e profissionais algumas ferramentas para auxiliar na otimização de seus projetos. Muitos exemplos são da engenharia, mas as técnicas são comuns às várias áreas do conhecimento, acima das divisões disciplinares.
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP, 1993), mestrado e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (USP, 1997 e 2000) e doutorado sanduíche pela University of Iowa (2000), nos Estados Unidos. Realizou programas de pós-doutorado na USP (2005 e 2008), na University of Iowa (2004, 2007 e 2009) e na Universidade Federal do ABC (UFABC, 2012). Foi professor visitante na University of Iowa (2018) e, desde 2016, é professor do curso de Engenharia Aeroespacial da UFABC. É sócio da RM Soluções Engenharia Ltda. Possui mais de 25 anos de experiência na área de engenharia civil, com ênfase em engenharia de estruturas e fundações, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização, dinâmica das estruturas, fundações de máquinas, linhas de transmissão de eletricidade, torres de telecomunicações e obras pré-fabricadas em concreto armado.
Saiba mais
É Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia Mackenzie tendo sempre atuado profissionalmente em consultoria em estruturas. É Mestre, Doutor e Livre Docente pelo Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica da Escola Politécnica da USP. Foi Professor Titular de Resistência dos Materiais da Escola de Engenharia Mackenzie, Professor Associado do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica da Escola Politécnica da USP e é, atualmente, Professor Titular de Estruturas Aeroespaciais da Universidade Federal do ABC. Com 50 anos como docente e pesquisador já publicou vários livros, dezenas de artigos em periódicos internacionais, orientou 11 doutorados e 22 mestrados. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 1B.
Saiba mais
1. IDEIAS FUNDAMENTAIS
2. FERRAMENTAS MATEMÁTICAS
3. MÉTODO GRÁFICO
4. PROGRAMAÇÃO LINEAR
5. PROGRAMAÇÃO NÃO LINEAR: O MÉTODO DO LAGRANGIANO AUMENTADO
6. A UTILIZAÇÃO DO MATLAB PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO
7. A UTILIZAÇÃO DO SOLVER DO EXCEL PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO
8. MÉTODOS DE OTIMIZAÇÃO INSPIRADOS NA NATUREZA
ANEXO 1 – MÉTODOS NUMÉRICOS
A1.1 Solução de sistemas lineares
A1.2 Métodos de integração numérica
A1.3 Interpolação polinomial
A1.4 Métodos de solução de sistema de equações diferenciais ordinárias de primeira e segunda ordem
A1.5 O segmento áureo
A1.6 Algoritmo de minimização sem restrições
A1.7 Método das diferenças finitas
REFERÊNCIAS