Este livro é fruto de um trabalho cooperativo de professores-pesquisadores que se embrenharam, junto com outros professores, na arriscada tarefa de analisar um programa disponibilizado como ferramenta pedagógica e de propor melhorias com relação à sua concepção e a seu projeto. Os autores desenvolvem uma discussão teórica e as implicações de tratar as questões de natureza cognitiva em ergonomia. Esse trabalho é útil para aqueles que desejam aprender como agir em situações semelhantes e para aqueles que querem aprofundar seus conhecimentos em ergonomia e nas questões cognitivas relacionadas com a atividade humana. Trata-se de uma obra que pode ser muito útil para pessoas que estão envolvidas em projetos de programas de computador e que podem se valer em muito de um conhecimento mais sistematizado sobre como as pessoas usam um determinado produto em informática, como encontram e buscam superar as dificuldades para que possam atingir seus objetivos.
Saiba mais
Profa. Dra. Department of Production Engineering/ Polytechnic Scholl/ University Of São Paulo
Saiba maisPossui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (1984), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e doutorado em Ergonomia - Ecole Pratique des Hautes Etudes (Paris -2001). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia aplicada ao setor de serviços (call centers, teleatendimento, serviços bancários, serviços públicos de sáude) ergonomia aplicada ao desenvolvimento de produtos, ergonomia e projetos, metodos de analise do trabalho em ergonomia.
Saiba maisPossui graduação em Engenharia Mecânica de Produção pela Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2007), com período sanduíche na Universidade de Cambridge (2004-2005). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo, atuando nos cursos de Engenharia de Produção e Design. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em gestão de tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: technology roadmapping, design, serviços tecnológicos e engenharia de software.
Saiba maisGraduado em Engenharia da Computação e pós-graduado em Gestão de Projetos de TI pela USP. Atualmente sócio da empresa Edubit, envolvido em projetos relacionados a implantação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, no contexto corporativo e de instituições de ensino.
Saiba mais
Apresentação
1. Introdução
2. Ergonomia e Usabilidade
2.1. Ergonomia Cognitiva e Sistemas Informatizados
2.2. Usabilidade
3. Metodologia
3.1. O Contexto da Ação Ergonômica
3.2. Procedimentos e Instrumentos
3.2.1 Etapa de Planejamento
3.2.1.1.Definição das Tarefas
3.2.2. Etapa de Avaliação
3.2.3. Etapa de Validação
3.3. Características da Amostra
4. Resultados e Discussão
4.1. A interface e seus componentes
4.1.1. Análise intrínseca da usabilidade
4.2. O usuário e a lógica de uso da ferramenta
4.3. Os recursos de navegação disponibilizados e o público alvo
4.4. Termos, conteúdo e a representação do usuário
4.5. As categorias, sua disposição e o significado para o usuário
4.6. As mudanças e reconfigurações do AVA/Moodle - o novo ambiente
5. À Guisa de Conclusão
6. Referências Bibliográficas