Em um sistema de potência, as distâncias entre a fonte de geração e os centros de consumo nem sempre são pequenas, fazendo-se necessárias linhas de transmissão extensas e de elevadas classes de tensão.
O passar dos anos leva as linhas concebidas à superação dos seus limites operacionais. A constatação desse estado conduz os planejadores a optar ou pela expansão do sistema ou por buscar tecnologias que permitam aumentar a capacidade das linhas em operação.
Este livro explora tais tecnologias, produzindo procedimentos factíveis e competitivos em relação ao projeto e construção de uma nova linha de transmissão, minimizando, inclusive, os impactos ambientais advindos de uma obra nova.Engenheiro eletricista, graduado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2006; pós-graduado na área de A Moderna Educação – Metodologia, Tendências e Foco no Aluno, em 2021, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre e doutor em Engenharia Elétrica pela UFPE em 2009 e 2020, respectivamente. Trabalhou como professor na Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (Facol) de 2011 a 2013; como professor de 2013 a 2015 e como coordenador do curso de Engenharia Elétrica de 2015 a 2017 no Centro Universitário de Maceió (Cesmac); como professor no Centro Universitário Vale do Ipojuca (UniFavip) de 2018 a 2019 e como engenheiro eletricista na Equatorial Alagoas de 2019 a 2020. É membro do Grupo de Pesquisas em Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica (GpTD), credenciado pelo CNPq, desde 2007.
Saiba maisEngenheiro eletricista, graduado pela Universidade Nacional Autônoma de Honduras (UNAH) em 2013. Mestre em Engenharia Elétrica com orientação em Processamento de Energia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2017. Trabalhou como engenheiro eletricista na Companhia Avícola de Centro América (Cadeca) de 2013 a 2017. Desde 2017 é colaborador do Grupo de Pesquisas em Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica (GpTD). Além disso, desde 2019 trabalha como engenheiro eletricista na companhia Geotérmica Platanares (Ormat), uma companhia de geração de energia geotermal.
Saiba maisEngenheiro eletricista, graduado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1975; pós-graduado em Análise de Sistemas de Potência, em 1982, pela Escola de Engenharia de Itajubá/MG. Mestre em Engenharia de Sistemas pela UFPE em 1995; e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande/PB em 2004. Trabalhou como engenheiro eletricista na Companhia Hidro Elétrica do São Francisco de 1975 a 1997 e, como professor e pesquisador da UFPE, no período de 1997 a 2019, nas áreas de Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica. Criou e lidera o Grupo de Pesquisas em Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica (GpTD), credenciado pelo CNPq, desde 2007. Atualmente é o diretor-presidente da CONSTDEEL e colaborador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da UFPE.
Saiba maisEngenheira eletricista graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2016. Mestra em Engenharia Elétrica em modelagem e validação de técnicas de capacitação em linhas de transmissão pela UFPE em 2019. Atualmente, está em seu PhD pela University of Manchester, em investigação que inclui o estudo do fenômeno da arborescência em materiais sólidos isolantes poliméricos.
Saiba maisEngenheira eletricista, graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2002; mestre na área de Recapacitação de Linhas de Transmissão pela UFPE em 2017. Trabalha como engenheira eletricista na Companhia Hidro Elétrica do São Francisco desde 2004. Atua principalmente nos seguintes temas: Recapacitação de Linha de Transmissão de Alta e Extra-Alta Tensão, Homologação de Materiais para LT e Projetos Básicos de Linhas de Transmissão (Aneel).
Saiba mais